TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura viva

Por:   •  18/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura viva

O projeto pretende viabilizar o encontro dos alunos do ensino fundamental 1 na igreja da comunidade. Com o objetivo de resgatar o contato real com a cultura religiosa local. Muito longe daquilo que é só apresentado por meio de imagens em sala de aula, possibilitando o aluno vivenciar a cultura que deu origem à comunidade.

Durante a observação na Igreja de Santo Antônio foi possível atestar o esquecimento da mesma pela nova geração, que quase não recebe visitas, nem mesmo os das escolas. Com tudo isso, foi despertado o interesse de elaborar uma parceria entre a professora de historia e língua portuguesa com as responsáveis pela igreja.

O objetivo do projeto será apresentado aos alunos ainda em sala de aula, que é torna-los mais íntimos da cultura religiosa a fim de reviverem o que seus antepassados construíram e a base de suas crenças, embora não são obrigados a isso, mas incentivados a conhecerem na integra a ferramenta responsável pela manutenção da cultura local.

Os resultado diante do que foi proposto, apontou uma grande participação das partes envolvidas, em especial dos alunos, que puderam perceber obras de artesanato, pinturas, estátuas(Imagens dos santos)e cânticos que fizeram fazem parte do dia a dia de seus pais e avós.

Levando em consideração que muitos tenham diferentes formas de crenças posso concluir que não devemos abandonar, o deixar que seja esquecida uma cultura tradicional que desde os portugueses está presente na vida de cada morador, o projeto aconteceu num momento oportuno, pois mostrou aos alunos, que puderam de fato contemplar a importância da Igreja de Santo Antônio, vivenciando e tendo o contato real com a cultura religiosa da comunidade.

Trabalhos Gratuitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com