TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  31/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  10.049 Palavras (41 Páginas)  •  2.121 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


        SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

3        ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        5

4        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10

5        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        10

6        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA        11

7        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        16

8        PLANO DE ENSINO        23

9        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        37

CONSIDERAÇÕES FINAIS        37

REFERÊNCIAS        49

** Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao relatório, seguindo à risca as orientações do Manual de Estágio. **



INTRODUÇÃO

     O intuito do presente trabalho é apresentar os relatos das atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. O trabalho aqui apresentado narra através de diários de observações das aulas de português com o objetivo de aumentar o conhecimento e o domínio de conteúdo e de turma, as turmas escolhidas para serem relatadas fazem parte do ensino médio do 1º ao 3º ano. A prática do estágio foi realizada no Colégio E. Santo Antônio do Descoberto.

Relata-se aqui também os diversos exemplos de como um professor pode exercer seu papel em sala. O relatório descreve a realidade educacional da escola onde a prática foi realizada.

O período de estágio é necessário para a formação profissional, pois nos possibilita ao estudante ter a vivência diretamente com as dificuldades que os professores encontram em sala de aula e como lidar com elas, algo que não se aprende apenas no ambiente acadêmico. É importante sair em campo para compreender melhor a profissão que será exercida no futuro. Durante o estágio observamos as turmas do 1º ao 3º ano, onde foram trabalhadas as atividades  correlatas às atividades de Língua Portuguesa pelo aluno estagiário do curso de Letras da Universidade Anhanguera – Centro de Educação a Distancia.

 Foram desenvolvidas atividades de observação, participação e regência da rotina escolar docente e discente, esse estágio contribuiu em maior parte no auxílio às atividades inerentes às práticas de regência que após executadas proporcionou ao discente um continuo hábito de questionar, investigar e almejar o conhecimento


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Nome do Estagiário:

RA: 

Curso: Letras  – Licenciatura em Língua Portuguesa/ Língua Inglesa

Semestre: 5º

Ano: 2017

Inicio do Estágio: 18/04/2017

Termino do Estágio: 31/05/2017


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com base na leitura dos textos: A construção do objeto de ensino no curso de Letras: Os gêneros discursivos em cena. O Estágio Supervisionado – Um momento de fundamental importância de formação profissional. Conforme propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares de Língua do Estado do Paraná, o objetivo de ensino era realizar uma pesquisa no ano de 2010, afim de investigar se as aulas observadas durante a prática do estágio supervisionado ajudam o aluno.

O objetivo dos futuros profissionais é colocar em prática as habilidades e competências sobre a organização escolar e sobre o material didático utilizado nas aulas, no Ensino Fundamental e Médio, além do uso da língua.

O intuito do estágio supervisionado é possibilitar aos futuros profissionais da educação condições necessárias para uma reflexão crítica sobre o trabalho de um professor regente, da escola e do ensino da língua. É possível trabalhar com eixos da leitura, oralidade, análise linguística e produção de textos na sequência didática.

Trabalhar a Língua a partir do gênero discursivo é criar situações que permitem reflexões aos alunos, para que sejam capazes de reconhece-lo quanto seus aspectos contextuais, temáticos, concepcionais e estáticos, significa adotar um método didático de ensino que propicie como afirma Marx. (1975). O gênero discursivo com objetivo de ensino nessa concepção a linguagem não é compreendido como monológica, mas sim como dialógica.

O plano de ensino é um instrumento condutor do estágio supervisionado, devendo ser elaborado pelo estagiário acompanhado pelo professor, com o intuito de planejar as aulas que serão trabalhadas durante a atividade de regência. O acadêmico cria objetivos, metodologias e avaliações em torno do conteúdo e da turma selecionada, o objetivo é criar orientações e pontuar as avaliações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.8 Kb)   pdf (338.6 Kb)   docx (82.6 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com