TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1     DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO...................................4

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3        ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR        6

4        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        8

5        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        10

6        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28

 



INTRODUÇÃO

Durante o processo de formação docente, destaca-se com extrema importância a etapa da realização de estágio em que o futuro professor é exposto às diversas realidades e contextos escolares, permitindo um contato real do ofício a ser desempenhado de caráter fundamental à sociedade.

Foi realizado aos dias vinte e um de setembro ao dia vinte e um de outubro de dois mil e dezesseis, o Estágio Curricular Obrigatório I, onde em cem horas aulas foi observada a estrutura escolar, performance de professores e comportamento de alunos da escola estadual João Pedro Nunes.

Foram observadas quinze aulas dentro de salas de aula pertencentes às séries finais do ensino fundamental (sexto ao oitavo ano,Sendo elas o 6ºC, 7ºB e o 8ºD.)

Foi possível constatar a diferença de cada turma baseado na idade, na dificuldade de cada aluno em se adequar à realidade em que está inserido, e na maneira em que a professora coordena as suas aulas, lida com os alunos mais agitados e recompensa os mais empenhados.

A realidade do dia a dia na escola é bem diferente do que é imaginado durante os primeiros semestres desse curso.Quando é dado início ao estágio é que realmente é possível ater-se daquilo que estamos nos capacitando, cabendo a nós desenvolvermos os saberes essenciais e necessários para transformar a realidade social de diversos alunos.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Estágio Curricular Obrigatório I, tendo como orientadora de campo a Professora Ana Teresa Rodrigues Rosa, realizado numa Instituição Pública: Colégio Estadual João Pedro Nunes, situada na cidade de São Gabriel, Rio Grande do Sul, que atende crianças e adolescentes desde o primeiro ano das séries iniciais até o último ano do ensino médio.

É uma escola que em sua essência apresenta multidisciplinaridade e heterogeneidade, assim como fundamenta o princípio da inclusão, não apresentando uma ideologia única que permite aos alunos serem peças chaves no processo de construção e aprimoramento de uma escola responsável perante a aplicação de planos e diretrizes governamentais.

Podemos observar um amplo espaço nas suas instalações físicas de modo a tornar-se em um ambiente harmonioso e que juntamente com gestores, professores, e demais funcionários competentes e envolvidos tornam a escola modelo e um vetor de transformação para a comunidade estudantil mesmo em um momento de muitas dificuldades financeiras e sistemáticas no que tange a área governamental.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

           Com bases nas amostras extraídas das leituras obrigatórias podemos ver a problemática dos dias de hoje que acerca a carreira do profissional da educação que em seu horizonte visualiza muito mais problemas do que soluções.

        O professor vive uma realidade de extrema distorção de sua imagem, onde no passado lhe era atribuído muito mais reconhecimento de seu papel e importância na sociedade, passando a ser visto apenas como um profissional sem perspectiva onde alunos não enxergam prestígio na profissão principalmente em razão de sua desvalorização no que tange à remuneração e ao descaso do governo.

        Essa situação gera uma sociedade que anda a passos "lerdos" muitas vezes perdida e sem ter ideia daquilo que lhe instiga, situação cada vez mais nítida nos bancos escolares em que temos números muito altos de abstenção e sendo que muitos dos alunos que são presentes nas escolas não nos transmitem animação diante do descaso perante o professor e a falta de interesse diante de recursos de tamanha riqueza para sua capacitação enquanto pessoa e agente transformador da sociedade.

        Diante dessa situação é necessário união envolvendo alunos, professores,órgãos representativos da classe, gestores e pais para sairmos desse cenário nebuloso em que vemos um sistema enfraquecido e que tem função primordial.

É preciso construir novamente no imaginário das pessoas e tornar realidade a valorização e o prestígio social do professor para isso é fundamental e necessário intervenção da mídia na elevação da moral de professores e ressaltando alunos que cumprem o seu papel na escola.

Todos são conscientes de se impor na prática atitudes em benefício da renovação da educação e seus métodos educacionais, ou seja, a mídia ficaria muito bem vista com essas ações, bem como o governo articulando a favor da valorização amenizaria o cenário obscuro que vive. Com isso, temos a certeza de que a hora da mudança é agora.


  1. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Nome da escola: Escola Estadual João Pedro Nunes

Endereço: Avenida Francisco Chagas, 2491, Vila Lima, São Gabriel, RS

Órgão mantenedor: Federal ( ) Estadual (x) Municipal ( ) Particular ( )

Horário de funcionamento: Manhã (x) Tarde (x) Noite ( )

Séries ofertadas: 1º série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio

Número de alunos: 1.111

2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA 

Ambientes físicos

(x) Salas de aula - Quantas? 21

(x) Secretaria

(x) Pátio interno

(x) Pátio externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com