TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  10/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  8.793 Palavras (36 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

SUMÁRIO[pic 8]

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

3        ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        4

4        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        4

5        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA        4

6        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        4

7        PLANO DE ENSINO        4

8        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

REFERÊNCIAS        4

** Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao relatório, seguindo à risca as orientações do Manual de Estágio. **



INTRODUÇÃO

O estágio é uma oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional. É, também, a oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Objetivo Pilar do Sul de /SP. No cotidiano escolar foi possível perceber que a escola é um espaço em que várias linguagens se encontram, ou seja, é um espaço de diferenças culturais, éticas, sexuais e de gênero.

Começando a dar aulas sem antes concluir o curso de letras e sem experiência anterior na sala de aula, a professora “ensinou como foi ensinada”. Sempre foi atraída pelas regras gramaticais, pelo estudo da língua, uma vez que na faculdade de Direito teve contato com o latim. O fascínio pela oratória e o gosto pelo público foi o motivo da atração pela sala de aula. Ademais, é certo que o professor nunca está totalmente pronto! E, sim, aprende a cada dia!

A experiência do curso superior já possuído contribuiu com a ideia de que ensinar é humanizar, socializar, ajudar o outro a se conhecer.

Dentre vários cursos, aulas e palestras já assistidas, a essência produzida está na frase: “É preciso entender como se aprende, para aprender como se ensina”, de autoria do Professor Júlio Furtado.

Assim, a apresentação dos resultados do estágio de observação e regência (Língua Inglesa) realizado nas séries do Ensino Médio.

Contudo, preencher os relatórios, assistir as vídeo-aulas contribuiu para mais um aprendizado, potencializou a forma de abordagem dentro da sala de aula. E, assim, com os resultados obtidos, será possível continuar lecionando.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Estágio realizado no Colégio Objetivo Pilar do Sul /SP, está localizada no centro da cidade, de fácil acesso. A escola é particular e oferece também bolsa de estudos para alunos que tiverem bons resultados nas provas aplicadas.

A escola possui ensino desde a educação infantil até o Colégio. Funciona em período integral com a média de 380 (trezentos e oitenta) alunos.

As turmas observadas são: 1º, 2º, 3º ano do Ensino Médio. Estas classes funcionam no período da manhã, com aulas das 7h às 11:40, terça-feira e quinta-feira, e das 7h às 12:30, de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

As classes do Ensino Médio têm em média 20 (vinte) alunos.  A maioria dos alunos do Ensino Médio II estudam no colégio desde os primeiros anos escolares. Já os alunos do Ensino Médio são mesclados com vários vindos de escolas do Estado ou Município. Isto porque, a escola realiza semestralmente concurso de bolsas de estudo.

Uma das principais características dos alunos é a simplicidade. Como a cidade é pequena, eles possuem muita qualidade de vida. É notável que muitos alunos vão para a escola a pé, devido ao fácil acesso. Muitos outros têm o hábito de usar bicicleta para chegar até a escola. Inclusive, a escola dispõe de pátio para guardá-las.

Alguns pais de alunos trabalham na área rural, com produção de alimentos e criação de animais. E os alunos costumam passar finais de semana em sítios, chácaras da região. Cumpre citar o estilo de vida dos alunos para frisar qual é a realidade da língua falada e escrita vivida por eles, bem como a importância de conhecer outra língua.

 


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

No texto I foram apontados relatórios de professores que foram estagiários no final da década de 80 e início da década de 90, assim, analisados e observados quanto a questão de observação das aulas.

As autoras do primeiro texto ressaltam a ação aprendida por modelo. Desataca que a formação acaba sofrendo influência da reprodução do que foi visto, ou seja, o que existe na memória da prática de bons professores.

Ressaltam, inclusive, que muitos professores levam para a sala de aula aquilo que deriva da experiência comum.

No texto, ainda, há um destaque para a importância dos benefícios das aulas observadas. Para o observador, que adquire novos conhecimentos e aprimora as técnicas da futura profissão; para o observado, que tem a possibilidade de auto avaliação, feedback, podendo desenvolver melhor o trabalho e rever os pontos negativos.

O Estudo realizado com três professores do Paraná, Universidades do Norte e Centro-Oeste, analisou também questionários que o estagiário utiliza para a observação. Dessa análise, conclusões foram importantes para que o estágio seja revisto nas universidades.

O principal destaque das conclusões no texto I é a importância do “saber partilhado”. O texto ressalta a necessidade da reflexão com questões sócio históricas. Assim, o papel do estagiário deverá ser co-participativo, evitando, inclusive, constrangimentos para o professor-regente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.4 Kb)   pdf (327.1 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com