TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  12.264 Palavras (50 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 50

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3        ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA        6

4        ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        7

5        ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR        8

6        ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA        9

7        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO        10

8        PLANO DE ENSINO        11

9        DIÁRIOS DE REGÊNCIA        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14



  1. INTRODUÇÃO

        O Presente relatório tem como finalidade apresentar as informações que foram obtidas pela escola durante o estágio de observação e de regência do Curso de leras da Anhanguera-Uniderp.

        Nas atividades desenvolvidas no decorrer do estágio de Observação foram observadas a prática docência da professora Alessandra Carminati.

        O estágio foi realizado na Escola Estadual Coronel Franco, trata-se de uma escola do governo com séries do 6º ao 9º, no período matutino. A escola compõe-se com três professoras de Língua Portuguesa. Comecei assistindo uma aula de cada Professora e finalizando com a professora Alessandra o qual me identifiquei mais.

        As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio possibilitaram aos alunos estagiários um treinamento para o futuro exercício da carreira de professor de Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, profissão a qual estarão habilitados com a conclusão do curso de graduação. A observação é um instrumento que nos permite realizar uma análise da metodologia, que nos interessa a partir das observações, que visa conhecer as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática como: a dinâmica, a comunicação, a interação entre o aluno e professor, para o desenvolvimento do ensino- aprendizagem de Língua Portuguesa.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        A Escola Pública Estadual Coronel Franco é situada na Rua Coronel Franco, 937 no centro de Pirassununga trabalha com o Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ano ao 9º ano). Trata-se de uma escola de tempo integral. Sua inauguração foi feita em 1906, mas antes a isso o estabelecimento carecia de patrono e entre o povo da cidade, corria, de boca em boca com insistência, a indicação do nome do tenente coronel Manoel Franco da Silveira, por assinalados serviços prestados ao município. Em virtude dessa manifestação espontânea do povo, as autoridades locais pediram ao governo, que desse ao estabelecimento o nome do tenente coronel. O governo atendeu ao pedido e o grupo escolar passou a chamar-se – grupo escolar tenente Coronel Manoel Franco da Silveira, sintetizado depois para Grupo Escolar Coronel Franco.

        Sobre o espaço físico da escola, percebeu-se que o prédio já é antigo. Suas dependências são 9 salas de aulas, 32 funcionários, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, quadra de esportes coberta, Cozinha, Sala de leitura, banheiro, sala de secretaria, refeitório e pátio coberto.

        Possui os seguintes equipamentos: computadores administrativos os quais são utilizados pelos funcionários da secretaria, computadores para alunos que ficam na sala de informática, TV, Videocassete, DVD, Aparelho de som e Retroprojetor que é levada para a sala onde será utilizada, Impressora o qual é utilizada pelos secretários e professores e Câmera fotográfica/filmadora.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

        Os acadêmicos iniciam sua formação profissional desde o começo do período acadêmico, porém é no estágio supervisionado que realmente se propicia essa preparação para se tornar aptos para trabalhar em qualquer ensino, fundamental ou médio, uma vez que entendemos ser ele a porta de entrada para o primeiro contato efetivo com a prática profissional.  Eles terão conhecimento acerca de tudo que ocorre dentro de uma escola

Consideramos o estágio supervisionado como facilitador para a articulação entre teoria e prática. A partir dele temos o compromisso de possibilitar ao graduando desenvolver comportamentos de observação, reflexão crítica, reorganização das ações, e mesmo que de forma parcial, vivenciar a realidade da prática docente.

Depois do estágio, os acadêmicos terão melhores condições para saberem quais melhores metodologias poderão ser usadas, quais melhores condutas ou também aquelas que não são adequadas, pensando sempre na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Na linguagem adotada pelo professor há forte resistência a inovações, em função do predomínio de estruturas tradicionais consolidadas. As tentativas de estímulo á reflexão são ainda incipientes e suas práticas seguem muito método convencionais e conteúdos bem abstratos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.8 Kb)   pdf (701.8 Kb)   docx (611.3 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com