TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENCIAÇÃO SOCIAL E LÍNGUA

Por:   •  31/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

DIFERENCIAÇÃO SOCIAL E LÍNGUA

A Dialectologia tradicional se concentra na relação entre língua e geografia e na diferenciação espacial da língua. A Dialectologia urbana tem se concentrado mais nas relações que surgem entre língua e características sociais e neste capitulo examinaremos algumas destas relações. (pág. 97).

Podemos observar que os estudos está mostrando claramente as variedades sociais com as variedades do inglês, sabemos que o estudo feito nos mostra 5 grupos classificados como: Classe Media Media (CMM), Classe Media Baixa (CMB), Classe Trabalhadora Alta (CTA), Classe Trabalhadora Media (CTM), e Classe Trabalhadora Baixa (CTB). A partir dos dados linguísticos e características sociais, informamos, portanto que pode correlacionar. Neste caso, as pontuações medidas obtidas por cinco grupos diferentes de classe social foram os seguintes: (pag. 98).

CMM

3

CMB

15

CTA

74

CTM

88

CTB

98

Temos também que admitir já que vemos claramente antes que se efetuem os estudos dialectos urbanos deste tipo, que existe uma clara relação entre pronunciação e classe social, como acabamos de ver. Com isso não precisamos ser um dialectólogo para ser consciente dele.    (pag. 99).

5.2 Diferenciações Estilísticas

Temos como base o estilo Formal no caso é aquele que precisa haver com a adequação do discurso do ambiente e o estilo Casual é aquele que está presente no cotidiano a língua usada diariamente. (pag. 101).

Com isso fazemos o uso da língua diária, assim os alunos falam que leem em voz alta se torna uma coisa chata, mais não significa somente isso o prazer da leitura é algo que se corrige muito através da leitura, só assim sabemos que eles vão aprender a leitura de forma correta, usando o estilo Formal. (pag. 101).

5.3 Diferenciações Sexuais

Uma característica bastante presente está nos sexos femininos e masculinos, mais de acordo com a pesquisa de CHAMBERS o sexo masculino apresenta uma tonacidade mais baixa na variante (n) que as mulheres que preferem uma tonacidade mais alta. (pag. 102).

TOTAL

HOMEM

MULHER

CMM

3

4-

0

CMB

15

27

3

CTB

74

81

68

CTM

88

91

81

CTB

98

100

97

5.4 Outros Aspectos de Diferenciação Social e Língua.

Aparecem muitas formas de diferenciação sociais estando eles relacionados com a diferenciação linguística e diferenciação geográfica estudada pelos dialectólogos. (pag. 105).

5.4.1 Língua e Grupo Étnico

Como existem muitas comunidades diferentes existe também grupos étnicos que falam várias línguas diferentes. Como vemos diariamente o que nos interessa são os casos em que diferentes grupos étnicos falam a mesma língua. (pag. 105).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com