TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Por:   •  14/4/2017  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

DIFERENÇA ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Luiz Felipe Rodrigues Labhardt

        O conceito de alfabetização tem como objetivo de desenvolver em uma pessoa a habilidade de ler e escrever. O letramento apresenta a ideia da leitura e da escrita inserida em um contexto social e que assim, se faça presente na vida do aluno como prática de aprendizagem.

        Soares (1998, citado por Pastorelli, 2012), informa que o letramento dá mais sentido e amplitude ao ser comparado com a alfabetização; muitas pessoas alfabetizadas sequer desenvolvem o uso da leitura e da escrita em seu cotidiano, onde são conceituados como alfabetos funcionais.

        Conforme Raupp (2006, citado por Doutoranda Duarte, 2013), a alfabetização, o fato de ler e escrever provoca um crescimento social, pois, o conhecimento é fundamental para que o ser humano exerça sua cidadania e consiga estar em plena atividade em suas práticas sociais.

        No presente artigo da Doutoranda Duarte (2013), se observa a clara convicção, um incentivo a reflexão profunda da integração homogênea da alfabetização e letramento pelo profissional da educação, com devidos embasamentos teóricos e práticos que podem ser desenvolvidos em nossa atualidade.

        Assim, à medida que estas reflexões são adotadas em nosso cotidiano como profissionais da educação, observar e atentar ao contexto social dos alunos é tornar a prática social uma realidade, composta por esta homogeneidade entre a alfabetização e o letramento, portanto, disposto a oferecer uma desenvoltura mais autônoma na vida do aluno.

        

REFERÊNCIAS:

http://queconceito.com.br/alfabetizacao

http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2012/07/02/especial-o-conceito-de-letramento-e-a-educacao-escolar/

http://www.partes.com.br/2013/06/05/alfabetizacao-e-letramento/#.WPAXhUXyvIW

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com