TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Visão do Candidato a do Inep: Quais os Problemas na Redação

Por:   •  19/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Da visão do candidato a do Inep: quais os problemas na redação

Ana Izabel da Silva Macedo [1], Beatriz Araujo Costa [2], Carolina Nicácia Oliveira da Rocha [3]

[1] annaizabeel654@gmail.com, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

[2] bia.bsrac@gmail.com, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

[3] carolina.nicacia@academico.ifpb.edu.br, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Resumo

Nesta pesquisa, nosso foco são os alunos do ensino médio, pois eles realizam a prova do Enem, com a redação. Esse trabalho procura investigar o(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) os candidatos não estão atingindo boas notas na prova de redação do Enem e averiguar o conhecimento dos candidatos sobre as competências que são avaliadas na prova de redação e sobre a cartilha do participante do Enem. Este é um trabalho de natureza descritivo-interpretativa, de cunho quantitativo-qualitativo O corpus desta pesquisa é composto por dois questionários – aplicados antes e depois da prova do Enem – e pelo espelho da redação que o Inep disponibiliza aos candidatos. A partir das análises desses dados, podemos evidenciar que as maiores dificuldades, segundo os próprios alunos, estão relacionadas ao desconhecimento do tema, – competência 2 –, em fazer uma boa proposta de intervenção – competência 5 – e na falta de interesse que alguns alunos possuem. Em relação ao Inep, conclui-se que os alunos não conseguem atingir a nota máxima, porque eles não correlacionam seus estudos e conhecimentos das variadas áreas com o tema da prova, assim, o tema passa a ser o terror e se torna um problema, acarretando uma má argumentação e uma proposta de intervenção mal elaborada.

Palavras-chave: Escrita, ENEM, Tema.

Abstract

In this research, our focus are the high school students, because they take Enem (National High School Test) test, and one of the steps is the writing of the essay. This essay aims to investigate the reason(s) why candidates are not reaching good grades at the writing part of Enem and determine their knowledge about the competences that are evaluated in the test, and also about the Enem’s participant’s guidebook. This is a descriptive-interpretative nature essay, quantitative-qualitative as well. This research has two questionnaires – applied before and after Enem’s test – and through the writing part released to the candidates. Through the analysis of the data, we were able to see that the most difficulties, according to the students themselves, are related to the unawareness of the subject, - 2nd competence -, the writing of a good intervention proposition – 5th competence – and in the lack of interest that some of them have. Related to the Inep, it’s concluded that the students can’t reach the highest grade because the candidates don’t relate their studies and knowledge of the plenty areas of life to the test’s theme, that way, the theme becomes a terror and a problem, occasioning a bad argumentation and a bad elaborated intervention proposition.

Keywords: Writing, ENEM, Theme.

  1. Introdução

A escrita é um dos três eixos da Língua Portuguesa. Ela se torna objeto de estudo (PAIXÃO; MAFRA, 2012 e SANTIAGO;

SILVA, 2014) com frequência devido às grandes dificuldades que as pessoas sentem ao redigir um texto. Porém, parece não haver um estudo específico que mostre o ranking do Brasil quanto a questão da escrita, o que temos é o resultado da prova de redação do Enem que retrata bem essa realidade, pois, fazendo um levantamento dos últimos seis anos, as notas máximas foram, respectivamente: 2013: 481,

2014: 250, 2015: 104. 2016: 77, 2017: 53, 2018:

55. Já as notas zero, foram: 2013: 106.742, 2014: 529.374, 2015: 53.034, 2016: 291.806, 2017: 309.157 e 2018: 112.559. Esses dados mostram nitidamente que a escrita é um eixo que necessita de estudos para diagnosticar o problema, as causas e as possíveis soluções, pois a educação brasileira não pode se arriscar chegar a um resultado em que nenhum aluno atinja o 1000 na prova de redação e só aumente a quantidade de zero.

Esses dados também demonstram um pouco da realidade da cidade de Picuí-PB e das circunvizinhas, pois, em conversas com estudantes, pudemos detectar que nenhum aluno alcançou a nota máxima nessa prova, mas também nenhum zerou. Por que é tão difícil atingir o tão sonhado 1000? Será se os alunos não sabem ou sabem parcialmente o que a prova irá solicitar? Será se eles não têm o conhecimento do gênero ou do que a banca requer de cada texto? Ou o problema é o tema? A nossa primeira hipótese é a de que os alunos/candidatos não leem a cartilha do participante do Enem por se preocupar apenas em tentar adivinhar o tema. Eles ainda parecem não produzir com frequência o texto dissertativo-argumentativo, por acreditarem que já possuem o domínio. Isso se justifica pelo fato de, segundo o Inep, 1,12% terem zerado a redação por deixarem ela em branco, 0,77% fuga ao tema e 0,36% por cópia do texto motivador. Assim, eles ficam preocupados com o tema e não estudam também em como articular os conhecimentos adquiridos durante a educação básica com o tema para a produção


textual. Logo, a nota adquirida é a mediana, a que fica entre 500 e 700.

  1. Referencial teórico

Escrever não é uma tarefa fácil, visto que, para melhorar a escrita é necessário muita leitura, dedicação, estudo e prática. A falta de esforço, a improvisação e a pressa com que nossos alunos escrevem reflete a realidade nas salas de aula. Assim, o texto que não é escrito com reflexão, esforço e revisão, geralmente, é lido sem prazer. Para que ocorram mudanças nas práticas de produção textual adotadas pelos professores, devem ser priorizadas as práticas de escrita, estimulando os alunos no exercício diário. [...]. (ALVES et al, 2012, p.2 apud HOLANDA; FIGUEIREDO e CALAÇA, s/a, p.5)

Nesse ponto de vista, nota-se que a escrita não deve ser apenas reescrever algo, mas sim uma forma de o aluno poder se posicionar de maneira crítica após interpretar algo que leu e estudou, portanto, ele deve usar as experiências do seu cotidiano para poder argumentar sobre qualquer assunto.

Nessa perspectiva, podemos mencionar um grande problema enfrentado pelos alunos quando se deparam com a prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o medo de ser julgado por outra pessoa e a falta de hábito de escrever, muitas vezes, causam a preocupação e frustração com sua nota. Contudo, cabe ao professor fazer com que o aluno tenha mais confiança ao se deparar com uma produção textual, como também o fazer melhorar e aperfeiçoar cada vez mais os seus textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)   pdf (382.8 Kb)   docx (226.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com