TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições do que é uma biblioteca de brinquedos

Projeto de pesquisa: Definições do que é uma biblioteca de brinquedos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÂO

Nos últimos anos o avanço tecnológico trouxe modificações na vida de adultos e crianças. O desenvolvimento infantil, nos dias atuais, vem acontecendo mais rapidamente. Esse fato ocorre de acordo com as transformações históricas da humanidade. As evoluções e inovações da indústria produzem mudanças no ato de brincar e nos brinquedos.

Dessa forma podemos observar que não foram somente os brinquedos que evoluíram, o ato simbólico de brincar e o lazer de nossas crianças se modificaram, a intensidade de estímulos intelectuais exigido pelos novos brinquedos são responsáveis por esses aspectos. Diante dessa realidade, como as brinquedotecas podem intervir em possíveis dificuldades de interação social escolar?

A partir dessa questão buscar-se-á compreender como as brinquedotecas, podem contribuir para o desenvolvimento integral do educando, e de que forma podemos utilizá-las como um instrumento de aprendizagem na educação infantil nos anos iniciais.

Pois acredita- se que por meio e uso de atividades lúdicas com a intervenção do professor ele possibilita a livre expressão, participação e desenvolvimento das habilidades infantis. Diante desses objetivos, as brinquedotecas têm um grande desafio, quanto aos avanços tecnológicos que, é de fato, conciliar os novos brinquedos, jogos e aparelhos eletrônicos como recurso a serem utilizados no ambiente educacional.

Dessa forma, a temática acerca da brinquedoteca foi escolhida por nos temos sentido e percebido a importância desse espaço, hoje para a vida e formação de nossas crianças dentro da sociedade, pois acreditamos que por meio dela proporcionaremos momentos descontraídos e planejados de lazer, em que o brincar não é visto apenas como um ato em que a criança ocupa o seu tempo, mas, sim esse ato simbólico contribui e dá sentido à infância.

A brincadeira infantil, dentro desse espaço, é vista como um despertar para a cidadania que logo mais será exigida na vida adulta, pois é através desses atos que as crianças expressam suas ações dentro do convívio social. Vemos os jogos, os brinquedos e as brincadeiras não apenas como uma forma de passatempo e entretenimento para gastar a energia das crianças, mas esses mecanismos são meios que agem estimulando o seu desenvolvimento intelectual.

A trajetória teórica desse trabalho foi baseada em autores que lançaram seus olhares curiosos a cerca do tema: o Papel da Brinquedoteca nos Anos iniciais do Ensino Fundamental Frente aos Avanços Tecnológicos. Como ela torna-se importante instrumento de aprendizagem na educação infantil, servindo de subsídios para entendermos e avaliarmos o processo de interação social por intermédio das brinquedotecas e suas contribuições para o desenvolvimento da criança.

3. CAPITULO l

1.1 Definições do que é uma brinquedoteca.

Chamamos de brinquedoteca um determinado espaço destinado para o ato de brincar das crianças, tendo esse como principal elemento estimulador o uso de jogos, brinquedos e brincadeiras. Quando falamos de brinquedotecas, estamos nos referindo há um lugar privilegiado que promove o brincar infantil, neste valoriza-se, acima de tudo a ludicidade como parte integradora do desenvolvimento da criança.

Segundo a autora Antonia Cristina Peluso de Azevedo esse ambiente tornou-se conhecido em meados do século XX, desde então as ludotecas ou brinquedotecas, como são mais conhecida no Brasil, tem como características os seus conjuntos de elementos que são os brinquedos, brincadeiras e diversos tipos de jogos pedagógicos, que levam a criançada a viajar no mundo imaginário através do lazer contido no brincar, ali tudo são fantásticos e divertidos.

Cada brinquedoteca tem uma função pré-estabelecida no momento de sua criação, pois ela deve visar e atender as prioridades a que foram traçadas, de acordo com o perfil da comunidade ou local em que ela encontra-se inserida, o acervo de jogos e brinquedos, assim como todo material existente nela deve ser utilizado para atingir as finalidades propostas desde sua criação, as brinquedotecas devem possuir a cara da comunidade a que pertencem.

Segundo Associação Brasileira de Brinquedotecas ( ABB), entende-se por brinquedotecas um espaço místico destinado ao brincar e lazer das crianças. A ABB lança para toda a sociedade um alerta, a respeito do uso delas vejamos: “as ludotecas não podem ser confundidas com um mero conjunto de brinquedos ou lugar para depositarmos nossas crianças”, pois a fundação de uma brinquedoteca e algo que está ligada a objetivos específicos que vão de encontro com a realidade local, esta deve seguir as finalidades a que foi criada, de acordo com a necessidade da comunidade, seja ela de cunho social, educacional, lazer etc.

Na data de 23 de setembro de 1999, Tisuko Morchida Kishimoto, quando entrevistada a respeito da brinquedoteca e sua função perante a sociedade, quando participava de uma inauguração do museu do brinquedo, na Universidade Federal De Santa Catarina, respondeu que a brinquedoteca é um ambiente de animação e promoção social, sendo ela também de caráter multicultural.

E por meio das brinquedoteca que ocorrem diversificadas promoções do saber, seja ele cultural ou de socialização, as ludotecas contribuem de maneira significativa para a transmissão desses conhecimentos ainda no período da infância, elas agem também no despertar dos estímulos feitos através do ato de brincar, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades e interação social entre professor, aluno e comunidade, assim como se torna uma ponte na construção de novos conhecimentos, a partir das representações do imaginário da criança.

De acordo com Antonia Cristina Peluso de Azevedo, em seu livro brinquedoteca, No diagnostico e Intervenção em Dificuldades escolares (2011, p. 49):

“As brinquedotecas foram criadas especialmente com o intuito de desenvolver através de atividades lúdicas, os estímulos a livre imaginação e o despertar da criatividade infantil, através do uso adequado de brinquedos, brincadeiras e jogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com