TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: São Jose dos Campos - SP

CURSO: Letras

Disciplinas norteadoras: Língua Inglesa IV, Literatura de Língua Inglesa, Competências Profissionais, Educação de Jovens e Adultos, Literatura Brasileira, Semântica.

  DULCE MARGARIDA SOARES

 RA 12.46.45.0669

CULTURA AFRICANA NO ENSINO BRASILEIRO

TUTOR A DISTÂNCIA: JOSY ARAUJO

SÃO JOSE DOS CAMPOS / SÃO PAULO

19/11/2017


INTRODUÇÃO

Visando democratizar cada vez mais a educação, bem como prover os alunos com uma bagagem cultural ampla e diversificada, buscaremos através deste Projeto trazer todos, alunos, professores e comunidade a participarem de forma ativa e engajada para uma nova concepção da Cultura Africana e suas influências na Cultura Brasileira como um todo. Seguindo as normativas citadas na - BNCC – ato 2007-2010/2008/lei, e na Lei nº11. “““““645 Art. promulgada em 10 de março de 2008; que diz”: “ Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena”.

§ 1o “O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”.

§ 2o  “Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira”.

Diante da realidade do Brasil, onde 53% de sua população é formada por afro descente torna-se de vital importância para a preservação da cultura e identidade brasileira, a aproximação e exposição dos alunos do Ensino Fundamental e Médio a Cultura Africana. Através da qual será possível compreender melhor a formação do povo brasileiro, bem como conscientizar a população sobre a irracionalidade do racismo racial, vigente em nosso país há tanto tempo.

  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

Somente a cultura pode levar o homem à sensatez e a humanidade de seus instintos de luta pelo poder e imposição de suas ideias, portanto, a escola se torna palco imprescindível neste processo de formação de um cidadão  menos egoísta e mais aberto à beleza da miscigenação da qual o povo brasileiro é formado.

Estudar de forma continua a formação de um povo, devolve ao  mesmo sentimentos de auto-estima e de valor, pois sua historia passa a devolver a ele o sentimento de pertencer ao próprio meio, o que o torna um homem melhor.

A história do povo africano que foi arrancado à força de seu país, sendo comercializado como simples mercadoria, maltratado, explorado e marginalizado por tantas décadas, precisa ser resgatada e tratada com dignidade para que seus descendentes, que hoje formam a grande maioria do povo brasileiro possa ter orgulho de suas origens.

Com o olhar sobre todos estes aspectos, desenvolvemos um “Projeto Interdisciplinar” que terá inicio numa data marcante e conquistada a duras penas por movimentos negros no Brasil: Dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra no Brasil”.

   

PROJETO INTERDISCIPLINAR

O projeto constituirá no desenvolvimento de temas específicos sobre a Cultura Afro Brasileira, a partir do dia 20 de novembro dia da Consciência Negra no Brasil.

No inicio do mês de novembro, na nossa reunião mensal de professores, levei a eles a problemática de nossos alunos e comunidade, que devido à baixa renda e consequentemente baixa auto-estima,  ainda sentiam-se discriminados pela cor da pele e que isso os impedia de buscar novas oportunidades ou mesmo vislumbrar uma saída positiva.

Consegui envolver os professores, que logo se prontificaram a participar do projeto e a buscar criar no ambiente da escola, uma atmosfera menos severa e mais acolhedora.

Partindo da necessidade de mais bibliografias sobre o tema Cultura Afro Brasileira, cada professor ficou responsável por desenvolver um tema com sua turma. Decidimos que o dia inicial, marco do nosso projeto, seria o dia da consciência negra.

Para tal dividimos as tarefas entre as diversas disciplinas e cada um ficou responsável

por uma ação no dia: músicas, danças, comidas, capoeira, candomblé e a própria história dos negros no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (285.1 Kb)   docx (282.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com