TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional primeiro bimestres

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.163 Palavras (9 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO CAMPINAS

SILVANA LAGE MORAIS FERREIRA – RA: 2816754448

DESAFIO PROFISSIONAL - 2º BIMESTRE DO CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

CAMPINAS / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – PÓLO CAMPINAS

SILVANA LAGE MORAIS FERREIRA – RA: 2816754448

DESAFIO PROFISSIONAL - 2º BIMESTRE DO CURSO DE LETRAS – LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA

Atividade Prática Supervisionada nas disciplinas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação e Tecnologias Aplicadas à Educação do Curso de LETRAS da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em LETRAS, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Glaucinei Dutra Galvão.

CAMPINAS / SP

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO__________________________________________________

3

DESENVOLVIMENTO___________________________________________

4

CONSIDERAÇÕES FINAIS_______________________________________

10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS _______________________________

11

INTRODUÇÃO

A ONG Esperança como é conhecida a Associação Beneficente de Assistência Social Esperança precisa elaborar uma justificativa e explicações de como serão aplicados os recursos que receberão para que adquiram equipamentos que vão auxiliar a desenvolver o trabalho que a ONG presta na comunidade onde esta instalada. Os recursos financeiros que serão recebidos pela ONG Esperança são para aquisição de móveis, brinquedos, computadores e instalação de internet em todo ambiente tanto para os computadores ligados em redes como para dispositivos móveis que serão conectados por meio de conexão wifi.

A ONG Esperança pediu auxilio aos professores que atuam nela para elaborar esse projeto com as justificativas e aplicações, pois eles juntos com as crianças e adolescentes que são atendidos pela ONG que farão uso desses equipamentos e podem descrever como ninguém quais finalidades e necessidades tais recursos atenderam. Foi através de ajuda também que a ONG Esperança conseguiu construir o espaço físico “Sala temática” em que estes equipamentos serão instalados.

 A ONG Esperança precisa angariar recursos para a realização de projetos importantes para comunidades esquecidas pelo poder público, e através destes projetos tornam as expectativas de uma vida melhor em realidade para essas pessoas.

DESENVOLVIMENTO:

   Grande parte das comunidades carentes do nosso país está esquecida pelo poder público, faltam escolas, espaço para lazer, acesso à cultura e informação e a outros diversos meios que graças a projetos merecedores de nossa atenção tentam sanar essas deficiências que o próprio poder público causa, esses projetos são chamados de ONG, “Organização não Governamental” e que estão espalhadas pelos quatro cantos de nosso país.

A ONG Esperança existe a mais de 34 anos em uma comunidade carente, ela tem como objetivo oferecer curso e entretenimento para crianças e adolescentes que moram na comunidade. Para por em prática seus projetos a ONG precisa de recursos que são doados por parceiros que acreditam na credibilidade e na oportunidade que a ONG Esperança oferece para essas crianças e jovens.

 A ONG Esperança conta com uma sala temática onde será implantada uma brinquedoteca. Essa sala atenderá as crianças e adolescentes que são atendidas pela ONG e que através desta sala poderão desenvolver suas habilidades e coordenação motora, auxiliados por professores capacitados pela própria ONG.

 Com o incentivo e recurso de terceiros, a ONG Esperança vai adquirir computadores, livros pedagógicos e brinquedos educativos para equipar a brinquedoteca, esta sala será de grande utilidade para os usuários do espaço que a ONG Esperança mantem na comunidade, pois dará a oportunidade dessas crianças e adolescentes desenvolverem suas capacidades cognitivas com a qualidade necessária e merecida.    

Confira abaixo quais serão os recursos adquiridos e as justificativas e estratégias de uso, os objetivos e como será feita a aplicação de tecnologias assistivas na ONG Esperança.

Ambiente/ Sala Temática: Brinquedoteca.

Usuários: Professores, crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança.

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégia de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Computadores

É necessário o uso de computadores para aplicar cursos, melhorando o aprendizado em sala. Os computadores serão usados em tempo integral, para professores e alunos. Sendo realizadas pesquisas, trabalhos, informações etc.

Serão usados para a capacitação de professores, aplicação de cursos de informática para os alunos, para que aprendam a trabalhar com as ferramentas que o computador oferece, a interagir em redes sociais, aprender sobre o mundo da tecnologia, entre outros.

Dos vinte computadores que serão instalados, parte deles serão usados, para crianças com necessidades especiais, que serão utilizados simultaneamente com as outras crianças.

Livros Pedagógicos

São necessários livros pedagógicos, para que os usuários possam realizar pesquisas, leituras culturais, informativas e assim terem interesse pela leitura.

Ajudar e desenvolver o senso crítico, a ler e interpretar, a conhecer novos horizontes e se posicionar de forma contundente expressando suas opiniões.

Terão livros com áudio, escritos em braile, para crianças com necessidades especiais, que serão assistidas por profissionais capacitados.

Brinquedos educativos

Brinquedos educativos são necessários para o melhoramento das capacidades emocionais, intelectuais, motora e sociais.

Tem como objetivo desenvolver não só a coordenação motora, como também interação entre as crianças compartilhamento os objetos. Desenvolvendo o trabalho em equipe e o aprendizado em grupo.

Serão usados brinquedos adaptados e de tamanhos especiais indicados para as crianças conforme suas necessidades especiais, para que elas possam desenvolver suas capacidades de maneira adequadas e não serem excluídas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com