TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deslocamentos: Deleuze e Gallo

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

DELEUZE E A EDUCAÇÃO - SILVIO GALLO: DESLOCAMENTOS

PCC

ANDRESSA CAON GUERRA – 1308063

COLATINA

2015

DESLOCAMENTO 1: Nesse novo modelo, quem ocupa o lugar do filósofo da educação?

O criador de conceitos que mergulha no território da Educação, que reflete sobre a mesma, ou seja, é aquele professor que vai além do esperado, além do que se vê, que se preocupa verdadeiramente com o que faz e não apenas o faz.

DESLOCAMENTO 2: Discuta a figura do professor militante.

É aquele que procura viver as situações e, dentro dessas, produz a possibilidade do novo. É o que busca viver as misérias do mundo e de seus alunos para que, através delas, construa com eles algo coletivo. É o que vai até o nível do aluno e juntos atingem objetivo. É o que faz a construção coletiva.

DESLOCAMENTO 3: Conforme Gallo, a partir da abordagem rizomática, o conhecimento é uma função. Como afeta esse princípio a formação do professor?

O rizoma rompe a hierarquia, ou seja, o professor e o aluno estão no mesmo nível, as disciplinas estão todas ligadas e em mesma importância. Ocorre, portanto, a transversalidade. O conhecimento é passado de aluno para professor e vice versa e é interdisciplinar.

DESLOCAMENTO 4: O professor hoje quer opor resistência? Sabe como opor resistência?

Quer opor, porém não sabe. Segue o modelo de controlar o aluno, de dominá-lo, mas não consegue o que quer, verdadeiramente: a libertação através do conhecimento ao invés de uma dominação do conhecimento. Só atingirá seu objetivo quando romper com o sistema atual de Educação e partir para o que é realmente educar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com