TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica METODOLOGIA

Tese: Didatica METODOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Tese  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 5

DIDÁTICA

EU E O MEU MUNDO

Público-alvo:

Segundo Período - Idade 05 anos - Educação infantil.

PERFIL DA TURMA:

Série / ano:

2º Periodo - Educação Infantil

Número de aluno na turma / faixa etária:

40 alunos / 5 Anos.

JUSTIFICATIVA / FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

Os projetos pedagógicos nessa faixa etária privilegiam o desenvolvimento cognitivo e afetivo: “São atividades atraentes, que favorecem o aprendizado a fase das crianças e a necessidade de brincar”. Segundo Jean Piaget, as crianças aprendem por etapas e possam, ao longo dos anos, por mudanças ordenadas. A todo o momento, os alunos da Educação Infantil interagem com a realidade, operando ativamente com os objetos e as pessoas. Essa, à interação com o ambiente faz que construam estruturas mentais e adquiram maneiras de fazê-las funcionar. Sendo assim, ao interagir as crianças aprendem.

O Projeto Eu e o Meu Mundo promovemos o conhecimento do próprio corpo e dos sentidos, oferece nação espacial, identifica a relação entre homem e natureza, estimula as relações interpessoais, desenvolve a solidariedade e a cooperação, estimula a consciência responsável e crítica em diferentes situações sociais, zela pelos próprios direitos, entre outros.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:

Objetivos Gerais.

Favorecer a aprendizagem de temas importantes para o desenvolvimento do aluno, começando pelo conhecimento de si, sua história, sua família, ampliando para outras questões relacionadas à vida e ao mundo em que vive:

Objetivos Específicos.

Ao final projeto os alunos deverão ser capazes de:

Conhecer a historia e o significado de seu nome;

Estimar o raciocínio e a percepção visual;

Desenvolver a imaginação e a criatividade;

Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas (Aumento e enriquecimento do vocabulário);

Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações sobre o seu nome.

CRONOGRAMA

Cronograma mês de Março

1º Semana Durante a semana, na rodinha com auxilio do alfabeto móvel, solicitar que as crianças encontrem a letra inicial do seu nome.

4 a 8 de março

2º Semana Solicitar ás crianças que levem revistos, jornais ou livros para realizarem pesquisa e recortes das palavras inicial dos seus nomes.

11 a 15 de março

3º semana Confecção de murais com o material pesquisado e recortado e exposição dos mesmos no pátio da instituição.

18 a 22 de março

CONTEUDO PROGRAMATICO

Eu e meu Mundo; Raciocínio Lógico-matemático; Psicomotricidade;

Desenvolver Oralidade e Escrita; Reconhecer o próprio nome;

METODOLOGIA / DESENVOLVIMENTO

Na rodinha, apresentar para as crianças o alfabeto móvel um a um depois pedir que cada um localize e pegue a inicial do seu nome, ao localizar segure a letra na mão como se fosse sua identificação, e toda a turma com o auxilio da professora pronunciar letra por letra. Ex: A de AMANDA.

Com as Revista, jornais e livros que as crianças levarem para sala de aula, e fazer uma pesquisa das palavras que contenham as letras que tenham a iniciais de seus nomes logo depois realizar questionamentos sobre a letra do nome de cada criança encontrada, fazer recorte dessas palavras. Além dessas atividades serão desenvolvidas várias outras como: chamada personalizada, reconhecimento do nome através de crachás. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.

Convidar as crianças para realizar a confecção dos murais com os recortes das palavras encontradas na pesquisa, pegar papel pardo e fazer a colagem das mesmas, depois que cada criança fazer a colagem circular a letra inicial do seu nome na palavra encontrada, realizar a exposição dos murais no pátio da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com