TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 15

* DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

*  TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

                  O presente estudo tem como escopo a reflexão da experiência obtida entre ciência, a pesquisa e a metodologia que surgiu em decorrência da experiência obtida.

                   Levando-se em conta estas considerações, elabora-se nesse estudo alguns questionamentos a cerca da dificuldade.

               Outro aspecto relevante e comprometedor é o de que na universidade brasileira ainda não se desenvolveu a pesquisa como essência da atividade universitária.

            Um exemplo constante desse comportamento é a preocupação dos alunos em perguntar aos seus professores se os trabalhos acadêmicos precisam ser feitos dentro da Metodologia Cientifica.

           Isso nos remete a pensar que falar de Metodologia Cientifica como algo isolado, fragmentado, sem questionar sua validade e aplicação no meio acadêmico.

                                       

                                     TEORIA DA APRENDIZAGEM

           A Teoria da Aprendizagem é a construção humana para interpretar um conhecimento específico chamado aprendizagem.

            Condicionamento, aquisição de informação, mudança comportamental, uso do conhecimento na resolução de problemas, construção de novos significados, de novas estruturas cognitivas, revisão de modelos mentais.  

         Os alunos intuitivos preferem descobrir varias possibilidades, gostam de inovação e facilidade com conceitos abstratos e já alunos do tipo ativo preferem matérias que permitem debates.

2-   O estudos dessas disciplinas norteia a minha pratica docente, pois me embasa ainda mais teoricamente dando subsídios para meu desempenho em sala de aula  me auxiliando e orientando com mais coerência.

           A partir desses conceitos vejo o quanto essas disciplinas vieram me proporcionar conhecimentos me preparando para uma pratica maior, pois são processos em constante transformação que requer buscar a cada dia novas aprendizagens e que nos leva a novas aprendizagens e nos novos conhecimentos o que é fundamental para um bom desempenho e nos desperta para grandes experiências.

         Esses conceitos educacionais me influenciaram ainda mais para continuar buscando novos caminhos para ensinar os mesmos. Pude entender também que os conceitos estão em constante construção e nunca estão prontos, prontos a cada dia buscar mais e mais porque nos leva aos anseios de uma busca incansável, que me  permite continuar buscando e acumulando ainda mais experiência para um bom desempenho.

         Relacionando minha experiência construída ao longo dos anos e com essa adquirida com as disciplinas em questão, ressalto que foi inteiramente significante para uma somatória de experiências.

3- Pedro Demo; Jean Piaget.

         Quando se fala de aplicar a teorias na prática muitas vezes nos assusta, mas não se pode esquecer que Didática e a metodologia e os conteúdos  da Teoria da Aprendizagem nos dá subsídios para que possamos fazer um bom trabalho, analisar a eficácia do ensino na prática é sempre buscar mecanismo fomentado de criatividade a serem desenvolvida.

         Na concepção Piagetiana, a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação do esquema que a suporta. Portanto ao aplicar uma teoria na prática  cabe-nos  então a ensinar a refletir sobre a quem ensinar , porque a aprendizagem tem formas variadas e tudo isso implica no que se ensina.

         Porque o aluno pode ser visto como fator essencial na construção de conhecimentos e não simplesmente um recebedor de conteúdos, como professor tenho que despertar sua criticidade fazendo com que ele se envolva e usufrua de uma aprendizagem, fundamentalmente  importante sendo assim um processo gradativo porque só se faz um sujeito ativo fazendo uma ponte de ligação entre teoria e prática.

4- Muito. Refere-se  a disciplinas fomentadas de técnicas que contribui na prática e nos dá eficiência para promover métodos , pois nos norteia a descobrir caminhos para a  construção de  conhecimentos a  partir desses conceitos que serão utilizados é essencial porque são desafios que nos amadurece psicologicamente . Que nos dá segurança e capacidade de interação necessária para compreender que preciso de iniciativa, de autoestima preparando-me para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios onde eu posso participar na construção de um mundo melhor.

        E essas disciplinas me proporcionaram uma reflexão a qual descobri que teve uma grande contribuição no meu crescimento enquanto profissional, porque ficou embasada dentro de um contexto educacional e me levou a uma aprendizagem adequada me preparando para enfrentar os desafios pessoais e profissionais.

         Em relação ao crescimento e aperfeiçoamento posso afirmar que elas tiveram uma parcela significativa, embora saiba que devo buscar ainda mais conhecimentos para que continuo crescendo e aperfeiçoando ainda mais tanto quanto essas disciplinas me proporcionaram.            

     

           

                *  Introdução e Alfabetização e ao Letramento Legislação 

                             * Especificidade da Educação Infantil

           O processo de alfabetização inclui muitos fatores e, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento.

              O conceito de letramento entra em cena e amplia a visão de alfabetização.

              Trata-se, portanto de um processo que tem inicio quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações de escrita na sociedade.

              Alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas  especificidades.

             Reconhecendo a especificidade de cada um desses processos é preciso combinar a alfabetização e letramento, assegurando aos alunos tanto a apropriação de sistema aos escrita.

             O professor mediador nessa prática de alfabetização, não pode ser visto apenas como sendo um aplicador de pacotes educacionais.

             Para melhor compreender como se dá a construção do conhecimento da leitura  e da escrita, o professor deve colocar-se no ponto de vista do aluno aprende para saber verificar como e porque ele pensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com