TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Docencia Na Lingua Inglesa

Artigo: Docencia Na Lingua Inglesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2014  •  5.489 Palavras (22 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 22

Característica da capacitação do docente em língua inglesa

RESUMO

Analisar e discutir o motivo pelo qual os professores de Língua Inglesa não são fluentes no idioma que ensinam é um assunto importante. A preocupação com os profissionais que exercem suas atividades na área do ensino de inglês é a base dessa discussão, levando em consideração a grade curricular do MEC, questionar seu conteúdo e refletir sobre os motivos pelos quais essa grade foi desenvolvida dessa forma, assim como refletir sobre o desinteresse de professores e graduandos de Licenciatura em Letras pela disciplina de Língua Inglesa. Uma reflexão a cerca do papel do professor de Língua estrangeira, seu perfil enquanto graduando e sua evolução como professor, sobretudo no processo de aprendizagem do aluno das escolas regulares e do conteúdo da grade curricular do Estado de São Paulo. É clara a necessidade de atualização do professor, das formas de ensino da língua estrangeira durante a graduação e da necessidade de mudança na formação do professor de Inglês durante o curso de Licenciatura em Letras. Há necessidade de uma mudança de postura e comportamento, tanto do profissional quanto do MEC, na importância que é dispensada para esta disciplina.

Palavras-Chave: ensino da Língua Inglesa; professores de inglês; fluência.

ABSTRACT

This article aims to discuss and analyze the reason for English Language teachers are not fluent in the language they teach. The concern with the professionals who perform activities in the area of teaching English is the basis of this discussion which aims to evaluate the curriculum of the MEC , questioning its content and reflect on the reasons why this grid was developed that way as well reflect on the lack of interest of teachers and graduate students of Bachelor of Languages from the subject of English. Also a discussion will be held about the role of the teacher of a foreign language , while graduating its profile and its evolution as a teacher , the learning process of the student , the requirement and the content of the curriculum of the State of São Paulo , the need to update teacher, forms of foreign language teaching during undergraduate studies and a possible need for change in teacher of English in the Degree in Languages.

Keywords: English Language; students; English teachers; fluency

1. INTRODUÇÃO

A Língua Inglesa se tornou há muito tempo uma língua universal. A globalização surgiu e transformou esse idioma indispensável a qualquer pessoa, de qualquer idade, de qualquer raça, de qualquer classe social, em qualquer lugar do planeta. A internet trouxe para dentro das empresas, das escolas, dos lares a utilização do inglês de forma definitiva. A inserção da Língua Inglesa na grade curricular como disciplina obrigatória, e não mais como atividade como era há algumas décadas. Mas como esta língua foi parar no currículo escolar?

A escolha da língua estrangeira está ligada à história, comunidade local e a tradição. No que se diz respeito aos fatores históricos, relaciona-se ao prestígio social, científico, educacional, cultural e econômico. A predominância de uma língua numa dada época é fundamental para que se estabeleça como objeto de estudo no contexto escolar. No campo tradição, para ensinar determinada língua na escola, as relações culturais entre os países da língua alvo são avaliadas. Como por exemplo a França, que desempenhou e desempenha importante papel do ponto de vista de trocas culturais entre o Brasil. Hoje é a língua inglesa que possui este prestígio frente às relações internacionais e ao intercambio de informações.

Com a globalização e a utilização da internet no cotidiano do aluno e do professor e das novas tecnologias na atualidade, despertaram novas necessidades. Os jovens veem filmes, curtem músicas de sucesso internacional e fazem tudo isso usando o inglês. Por isso o ensino da língua inglesa vem se modificando (confira a linha do tempo no quadro abaixo) e busca atualmente fazer os estudantes participarem ativa e criticamente de um mundo sem fronteiras (POLATO, 2008)."Os alunos têm, sim, interesse em aprender outro idioma a fim de entender as letras das canções e poder cantá-las e se comunicar via internet", explica Deise Prina Dutra, formadora de professores de Língua Estrangeira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Quadro 1 - O ensino de Língua Estrangeira no Brasil



(FONTE: HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL)

1500 Com a chegada dos colonizadores, a Língua Portuguesa começou a ser ensinada aos índios, informalmente, pelos jesuítas. Posteriormente, foi considerada a primeira língua estrangeira falada em território brasileiro.

1750 Com a expulsão dos jesuítas e a proibição do ensino e do uso do tupi, o português virou língua oficial. Os objetivos eram enfraquecer o poder da Igreja Católica e organizar a escola para servir aos interesses do Estado.

1759 O alvará de 28 de julho determinou a instituição de aulas de Gramática Latina e Grego, que continuaram como disciplinas dominantes na formação dos alunos e eram ministradas nos moldes jesuíticos.



1808 Durante o período colonial, a língua francesa era ministrada somente nas escolas militares. Com a chegada da família real, esse idioma e o Inglês foram introduzidos oficialmente no currículo.

1889 Depois da Proclamação da República, as línguas inglesa e alemã passaram a ser opcionais nos currículos escolares. Somente no fim do século 19 elas se tornaram obrigatórias em algumas séries.



1942 Na Reforma Capanema, durante o governo de Getúlio Vargas (1882-1954), Latim, Francês e Inglês eram matérias presentes no antigo Ginásio. Já no Colegial, as duas primeiras continuavam, mas o Espanhol substituiu o Latim.



1945 Lançamento do Manual de Espanhol, de Idel Becker (1910-1994), que por muito tempo foi a única referência didática do ensino do idioma. Idel, argentino naturalizado brasileiro, tornou-se um dos pioneiros das pesquisas na área.



1961 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) retira a obrigatoriedade do ensino de Língua Estrangeira no Colegial e deixa a cargo dos estados a opção pela inclusão nos currículos das últimas quatro séries do Ginásio.



1970 Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é criado o primeiro programa de pós-graduação em Língüística Aplicada ao Ensino de Línguas no país, tendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com