TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: CAMINHOS PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Monografias: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: CAMINHOS PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  496 Visualizações

Trata do histórico da educação de surdos através de uma trajetória social e educacional. Ressaltando as principais evoluções no que diz respeito às metodologias utilizadas para ensinar as pessoas surdas.

Diversos estudiosos se preocuparam ao longo da história a melhorar este ensino inovando as abordagens para a educação de pessoas com surdez. Levando a incluir os surdos no seio da sociedade e adequando-a para recebê-los. Conduzindo a aceitação de suas diferenças e fazendo com que todos entendam seus propósitos, gostos, preocupações e costumes. Excluindo desta forma o preconceito e a imposição da cultura ouvinte.

Após muitos estudos e conferencias percebeu-se que a educação dos surdos deveria partir do ensino da língua de sinais, língua materna deles, e com o domínio dessa língua a aprendizagem de uma nova língua.

Em 1855, é iniciada a educação de surdos no Brasil, por meio do Francês Ernest Huest, o professor começa a educar em uma escola própria para surdos em um período em que eles, os surdos, não eram reconhecidos como cidadãos. Ao decorrer dos anos e o avanço sobre o conhecimento da surdez a sociedade brasileira começou a adequar-se e organiza-se institucionalmente para atender, a estes que também são cidadãos. Dando-os uma educação especializada para sua diferença, tornando-o capaz de esta no mercado de trabalho com os devidos conhecimentos exigidos para sua formação acadêmica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com