TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edgar Allan Poe

Por:   •  18/5/2016  •  Dissertação  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe foi um poeta, escritor, romancista, crítico literário e editor norte-americano, nasceu em 19 de janeiro 1809, em Boston, filho de atores de teatro, David Poe e Elizabeth Arnold, teve um começo de vida dramático, pois após a morte de sua mãe foi abandonado pelo pai, foi adotado por uma família rica da Virginia, mas não oficialmente adotado, teve uma educação de qualidade ingressando na universidade da Virginia onde destacou-se nos estudos de Língua Romântica, nesse período envolveu-se com mulheres e bebidas, levando uma vida promiscua, também nesta época começou a demonstrar interesse pela literatura, e assim que abandonou a universidade escreveu sua primeira coleção de poemas, no anonimato, “Tomerlane and Other Poemas” ( 1827).

Em 1829 entrou para a carreira militar, mas não durou muito tempo pela sua indisciplina foi expulso, com isso perdeu a mesada que ganhava de seu Tutor, tendo então que começar a escrever para sobreviver, tornou-se editor na revista Richmond, foi morar com sua tia , onde conheceu a sobrinha Virginia Clemm, em 1836 casou-se em secreto com a prima de 13 anos de idade.

Perdeu o emprego logo em seguida ao seu casamento e passou dificuldade, sendo resolvida a questão após ganhar o concurso de contos e poesias na revista, onde foi empregado, dirigindo a revista por dois anos, neste período escreveu contos, poemas e criticas literárias, mas por conta de seu vício em bebidas perdeu o emprego e em seguida a esposa que morreu, agravando seu problema com bebidas.

Edgar Allan Poe, deixou poemas, contos, romances, com temática policial e de terror, tendo a morte como assunto quase que central de sua produção. Suas obras foram um marco da literatura norte-americana contemporânea.

Entre suas obras destaca-se A Queda da Casa dos Usher” (1839), “Os Crimes da Rua Morgue” (1841), “O Coração Delator” (1843), “O Gato Preto” (1843), “O Barril de Arnontillado” (1846) e “A Máscara da Morte Escarlate”.

Edgar Allan Poe morreu em 1849, e decorrência ao uso excessivo de álcool.

Referências

E-Biografias, Edgar Allan Poe,  disponível em : < http://www.e-biografias.net/edgar_allan_poe/> acesso em 19 abr 016.

InfoEscola, Edgar Allan Poe, disponível em: < http://www.infoescola.com/escritores/edgar-allan-poe/> acesso em 19 abr 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (294.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com