TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educacao E Diversidade

Exames: Educacao E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma situação na escola, presenciei um aluno negro sendo discriminado, apelidado e excluído pelos colegas de sala. A situação foi registrada pela professora, foi encaminhada para a coordenação e direção para providencias.

As providencias a ser tomadas foram desde a inclusão desse aluno em atividades em grupo para interação, até campanhas e palestras dentro do recinto escolar.

A escola é um lugar de confronto ideológico em que os interesses hegemônicos tentam impedir que o conhecimento seja socializado e apropriado pelas forças contra-hegemônicas, a utilização de estratégias multiculturais contribuiria para desenvolver caminhos capazes de lidar com a diversidade cultural e racial, bem como proporcionar desafio a preconceitos com relação a diferenças.

Pois é na escola que há mais confronto com as diversidades e é nela que há predominância maior de preconceito e racismo, onde muitas vezes não há respeito pela pessoa de cor escura, onde são chamados até de macacos e apelidos piores. Por isso na prática a intervenção escolar é muito importante. Deve ser feito programas extracurriculares onde haja interação, uma mudança no currículo e onde possa trabalhar como já foi dito, estratégias multiculturais.

Por acreditar que a educação é um espaço onde são inseridos sujeitos de varias raças, contextos sócio-econômicos, diferentes religiões e classes sociais, é importante que a escola contribua para afirmação, aceitação e recriminação da discriminação racial.

A escola deve trabalhar a identidade, maneira de pensar e agir no mundo em que estão inseridos, pois estes são pontos fundamentais, para a construção de uma nova sociedade onde haja a inclusão de todos independente de classe social, gênero, raça e etnia. Procurar uma sociedade que valorize o potencial de cada ser.

Mas para isso é preciso que as escolas estejam preparadas e criem projetos multiculturais que permitam a construção individual e coletiva dos sujeitos que ali estudam e trabalham. Em fim, a escola como entidade educacional pode pensar num cotidiano alternativo que valorize a pluralidade cultural e contribua para a cidadania multicultural. Trata-se acima de tudo de incentivar atividades de valorização e respeito ao diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com