TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Bilingue

Por:   •  30/8/2015  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

Educação bilíngue para surdos: desafios á inclusão

O texto trata sobre a educação bilíngue que nada mais é do que a utilização de duas línguas, ou seja, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, para se ter uma melhor comunicação entre os surdos. É citado também às dificuldades, e os problemas que uma criança surda enfrenta no decorrer de seu processo de alfabetização, quando ainda não aprendeu sua primeira língua que é a Libras, a qual deveria ter aprendido no ambiente familiar, para assim facilitar o aprendizado da sua segunda língua que é o Português. A aquisição da LIBRAS pela criança surda, ao contrário da língua oral, deve ocorrer espontaneamente, ou seja, através do diálogo. O surdo não necessita de aulas de LIBRAS e sim de conviver com indivíduos que tenham fluência nessa língua. O bilinguismo acredita que dominando a Língua de Sinais é mais fácil para o surdo perceber estes aspectos na língua oral, já que ele tem exemplos na língua de sinais para se guiar. Vale destacar que a escrita é ensinada com base na oralidade, o que desfavorece o aprendizado desse aluno surdo, e causa sérios problemas, pois muitos deles pensam em desistir da escola, por não ter o apoio e o aprendizado que necessitam.

Quanto á comunicação é citado às dificuldades não só dos alunos surdos, mas também dos professores que muitas vezes não são especializados na área, e acabam por prejudicar esse aluno, fazendo com que ele perca muitas informações compartilhadas em sala de aula, dificultando assim seu aprendizado e sua produção nas avaliações. O bilinguismo propõe que mais pessoas busquem aprender a língua de sinais, não só os alunos surdos e seu professor, mas ate mesmo os colegas de turmas para uma melhor comunicação entre ambos.

A participação da família no processo de inclusão do aluno surdo é essencial para a interação, à comunicação e aprendizagem escolar desse aluno, pois é no ambiente familiar que esse aluno surdo desenvolve as diferentes formas de comunicação.

É possível também destacar no texto o aprendizado da modalidade escrito do português como segunda língua, que é vista como uma língua estrangeira, que de primeira instancia causa estranhamento, insegurança. A língua oral é aprendida mais lentamente pelo surdo porque esse aprendizado requer utilização de recursos e técnicas específicas para suprir a falta do órgão sensorial da audição. O aluno surdo em fase de aprendizado em sua segunda língua aprende da mesma maneira que as crianças ouvintes, e muitas vezes apresentam resultados não tão satisfatórios, pois o processo de aprendizagem se baseia na oralidade, e isso prejudica esse aluno surdo.

A efetivação de um processo educacional bilíngue para surdos envolve possibilidades e contextos de atendimento. A escolarização pode ocorrer: Em escola regular, com ou sem apoio de interpretes de língua de sinais; em escola regular, com apoio especializado, no contra turno, em sala de recursos ou instituições especializadas; em classes bilíngues, abertas aos demais alunos; em escolas bilíngues, abertas aos demais alunos. Essas são alternativas especializadas oferecidas aos alunos surdos, e que excluem a necessidade de mudanças no projeto politico-pedagógico.

A proposta educacional bilíngue proporciona ao aluno com deficiência auditiva o desenvolvimento tanto da língua portuguesa escrita e oral quanto da linguagem de Libras com ganhos significativos de aprendizagem e comunicação, sendo dever da escola organizar o serviço complementar para atendimento educacional especializado.

Os atendimentos necessários para os alunos surdos são: Sala de recurso, que oferece complementação curricular por meio do acesso á libras e á modalidade escrita portuguesa desde a educação infantil. Intérprete de Libras/Língua Portuguesa-profissional bilíngue que atua no contexto do ensino regular em que há alunos surdos que utilizam a língua de sinais, regularmente matriculados nos diferentes níveis e modalidades da educação básica. Sua função é informar a comunidade escolar por meio da interpretação/tradução da língua de sinais/língua portuguesa. Instrutor surdo de Libras é o profissional que tem como função ensinar e difundir a libras e os aspectos socioculturais da surdez na comunidade escolar. Classes de educação bilíngue caracterizam-se pela formação de turmas compostas por alunos surdos e ouvintes, na escola regular. Instituições especializadas são escolas especiais que oferecem atendimento de natureza pedagógica, desenvolvidos por professores, especializados; de natureza terapêutica, desenvolvidos por fonoaudiólogos, e de natureza assistencial, desenvolvidos por psicólogos ou assistentes sociais. Escola de educação bilíngue são as escolas para surdos com autorização para oferta de educação infantil, ensino fundamental ou médio. O critério para seu funcionamento é o desenvolvimento da proposta de educação bilingue, por meio da constituição de equipe técnico-pedagógico com domínio da Libras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com