TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Em 2004, A Universidade De Brasília Implementou Um Sistema De Cotas Raciais. Os Candidatos Que Desejassem Se Inscrever Por Meio Das Cotas Deviam Se Autodeclarar Como Negros E Tirar Uma Fotografia Que Seria Submetida à Análise De Um Comitê Cuja Funçã

Ensaios: Em 2004, A Universidade De Brasília Implementou Um Sistema De Cotas Raciais. Os Candidatos Que Desejassem Se Inscrever Por Meio Das Cotas Deviam Se Autodeclarar Como Negros E Tirar Uma Fotografia Que Seria Submetida à Análise De Um Comitê Cuja Funçã. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 2

or meio das cotas deviam se autodeclarar como negros e tirar uma fotografia que seria submetida à análise de um comitê cuja função era garantir a veracidade da declaração. Os dois trechos abaixo são comentários de cientistas sociais sobre a controvérsia que esse método de seleção gerou:

“Eu, muito a favor destas medidas de ação afirmativa, proponho que elas funcionem na base da autodeclaração – sabendo que haverá algum abuso, mas que a pressão moral para que as pessoas não se digam negras sabendo de não sê-lo funcionará como um eficiente desincentivo. Isso dito, me preocupa o tom deste nosso debate, quase sempre solicitado por quem é contrário “às quotas”, no sentido de descartar a ação afirmativa em si, em lugar de propor justas melhoras ou outras formas de combater as desigualdades.”

(SANSONE, Lívio. O bebê e a água do banho - a ação afirmativa continua importante, não obstante os erros da UnB! Horizontes Antropológicos, vol. 11, n. 23, 2005, p. 252).

“Na luta antirracista, em que se considera “raça” como uma construção social e como um instrumento de libertação da opressão racial, sob o aval da ação estatal, corre-se o perigo de se enveredar pela construção de categorias essencializadas, fixas, próprias ao poder normativo das leis, aos desígnios das políticas públicas.”

(MAIO, Marcos Chor e SANTOS, Ricardo Ventura. Política de cotas raciais, os "olhos da sociedade" e os usos da antropologia: o caso do vestibular da Universidade de Brasília (UnB). Horizontes Antropológicos, vol. 11, n. 23, 2005, p. 207).

Tendo em vista os trechos acima e o material de aula, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. o segundo trecho mostra uma posição que salienta os problemas em se combater o racismo usando a categoria raça.

b. os dois trechos discutem a política de cotas, mas enquanto o primeiro é favorável a elas, o segundo apresenta os problemas que as acompanham.

c. o segundo trecho ressalta uma postura segundo a qual um dos problemas da implementação das políticas de cotas é a essencialização da categoria raça.

d. o primeiro trecho ressalta uma postura segundo a qual as cotas são uma ação política importante apesar dos problemas em se definir quem têm direito a elas.

e. o primeiro trecho ressalta uma postura segundo a qual as cotas raciais constituem uma política inadequada por acionarem a categoria raça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com