TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  17/4/2018  •  Artigo  •  8.205 Palavras (33 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

INSTITUTO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO TEOLOGICA

INTA-EAD

 

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ DA MATTA

Maria Rosimar de Sales do Nascimento

Sobral–Ceará

2017


MARIA ROSIMAR DE SALES DO NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ DA MATA E SILVA

Artigo apresentado ao Curso de Pedagogia do Instituto de Formação e Educação Teológica (INTA-EAD), como requisito parcial para a obtenção do titulo de graduada em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Osvaldo Neto de Sousa Costa.

Sobral – Ceará

2017


A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ DA MATA E SILVA

Artigo científico apresentado à coordenação do curso de Pedagogia do Instituto de Formação e Educação Teológica – INTA/EAD, para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

__________________________________________

Maria Rosimar de Sales do Nascimento

        

Artigo aprovado em: ____/___/___        

Orientador:__________________________________________

Prof. Osvaldo Neto de Sousa Costa, (INTA)

1 ° Examinador: _______________________________________

2° Examinador: _______________________________________


Coordenadora do Curso:

__________________________________________

Prof.ª Maria da Paz Arruda Aragão, (INTA)


Dedico este trabalho ao meu esposo Antonio, aos meus filhos Clelson, Gleiton, Antonio filho, Rosiane, Rosilene que não mediram esforços para que eu pudesse realizar esta conquista, apoiando-me e fazendo-me acreditar que era capaz.

AGRADECIMENTO

 Em primeiro lugar elevo meu pensamento e agradecimento a Deus pelo incentivo em persistir na busca e realização deste sonho, quando parecia real e nas muitas vezes pareceu impossível. E, na certeza também de que muitos outras conquistas  profissionais surgirão. Agradeço à minha família pelo apoio e incentivo nos momentos de alegria, de luta e dificuldade durante esta trajetória. Com amor, meus preciosos filhos, Rosilene, Antonio filho, Gleiton, Clelson e Rosiane. Agradeço a todos os professores e, em especial, ao meu professor/orientador, Osvaldo Neto de Sousa Costa, mestre em todas as horas e por possibilitar a concretização desta etapa da minha vida.

Agradeço aos meus colegas de curso, companheiros na árdua e valorosa trilha de sonhos e superação de desafios.

Muito obrigada a todos.

Maria Rosimar de Sales do Nascimento

“Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto. Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita.” Paulo Freire

        

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL JOSÉ DA MATA E SILVA

Maria Rosimar de Sales do Nascimento[1]

Osvaldo Neto de Sousa Costa[2]

RESUMO

O presente trabalho propõe-se a analisar a importância da Afetividade para a Aprendizagem na Escola Municipal de Sobral José da Mata e Silva. Tem como escopo refletir sobre a presença da afetividade no ensino aprendizagem e a influência no desenvolvimento cognitivo dos alunos, a partir do conceito Afetividade e suas múltiplas relações com a cognição e a aprendizagem. Este trabalho se realiza através de pesquisa bibliográfica e de campo que são apresentadas em conjunto no quais ambas se complementam e se manifestam desde a exposição do tema ao desenvolvimento da análise sobre a importância da afetividade para o ensino aprendizagem. O aporte teórico que sustenta a concepção desenvolvida fundamenta-se nos teóricos Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon. Mediante uso da metodologia qualitativa, a pesquisa abordou, através de questionários abertos, cinco profissionais na escola citada. Os resultados obtidos apontam para uma afetividade fundamentada na relação professor-aluno e no processo que alavanca a aprendizagem. E que os aspectos afetivos e cognitivos são indissociáveis. O professor sendo o elo que possibilita a formação integral do aluno, questionando sempre na sua prática pedagógica acerca do aspecto afetivo e sempre buscar refletir até que ponto está construindo esta relação afetiva com os alunos.

PALAVRAS-CHAVE: Afetividade. Relação Professor-Aluno. Relações interpessoais.

SUMMARY

The present work proposes to analyze the importance of the Affectivity for Learning in the Municipal School of Sobral José da Mata e Silva. Its scope is to reflect on the presence of affectivity in teaching learning and the influence on students' cognitive development, from the concept of Affectivity and its multiple relations with cognition and learning. This work is carried out through bibliographical and field research that are presented together in which both complement and manifest from the exposition of the theme to the development of the analysis on the importance of affectivity for teaching learning. The theoretical support that supports the developed conception is based on the theorists Vygotsky, Jean Piaget and Henri Wallon. Using qualitative methodology, the research addressed, through open questionnaires, five professionals in the mentioned school. The results obtained point to an affectivity based on the teacher-student relationship and on the process that leverages learning. And that the affective and cognitive aspects are inseparable. The teacher being the link that makes possible the integral formation of the student, always questioning in his pedagogical practice about the affective aspect and always seeking to reflect to what extent he is constructing this affective relation with the students.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.4 Kb)   pdf (454.7 Kb)   docx (73.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com