TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Cultura Surda

Por:   •  9/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Docente: Carla Silvério

Discente(s): Lucas Mendes, Andressa Maria da Silva, Crislaine Ferreira

Questão

Com base em um dos textos estudados em sala de aula, tanto nas aulas expositivas, quanto nas apresentações de seminários, defina a Literatura Surda. Faça a citação do texto utilizado.

Texto utilizado: LITERATURA SURDA: experiência das mãos literárias Cláudio Henrique Nunes Mourão Porto Alegre 2016

O autor não apresenta uma única definição de literatura surda neste trabalho, Mourão (2016) defende que de modo geral os conceitos de literatura foram sendo modificados no tempo e no espaço. Na literatura ocorre uma travessia, onde são produzidos os conceitos que não têm uma única definição, tal como uma única caracterização de linguagem literária, de objetos estéticos e ficcionais.

Mourão (2011), sem pretensões a uma classificação definitiva, que em meio às produções literárias surdas podemos identificar,  traduções, adaptações e criações. Exemplos do primeiro caso seriam as traduções para Libras de clássicos estrangeiros e brasileiros, como Alice no País das Maravilhas e Iracema. Quanto às adaptações surdas, são comuns as que partem de histórias infantis, Patinho Surdo, por exemplo, ou de contos de fadas, como o mencionado Cinderela. Na literatura surda há também histórias criadas, ou seja, “textos originais que surgem e são produzidos a partir de um movimento de histórias, de ideias que circulam na comunidade surda” (MOURÃO, 2011, p. 4),

Utilizando-se dos conceitos Peter Hunt (2010) Mourão defende que “As definições de literatura podem ser convenientemente separadas em características, normas culturais e segundo os usos que os indivíduos dão ao texto” fato que dificulta a definição de texto literário.

Conceituando literatura de uma forma geral o autor cita Moisés (2012) quando este conceitua literatura como a arte de escrever:

“O vocabulário “literatura” provém do latim littera, que significa o ensino das primeiras letras. No sentido original – arte de escrever – manteve-se até o século XVIII. (...) E foi por meio de especialização de uma e outra que a Literatura entrou a assumir exclusiva identidade estética, pela qual se tornou conhecida em nossos dias: “até o fim do século XVIII, fala-se efetivamente de poesia e raramente de literatura, quando se trata do aspecto estético das obras escritas”.

Uma das definições trazidas pelo autor que resume muito bem a matéria prima e o produto da literatura é : ” Literatura é uma herança, articulada à cultura, à comunidade e à língua, como se tivesse em um circuito.”

Diante os fatos estudados podemos concluir que “Cultura Surda é, portanto, uma expressão positiva. Refere-se a um olhar que se constrói sobre a surdez enquanto experiência visual, indicando orgulho e identidade compartilhados”, portanto, apresenta-se de extrema importância para o crescimento de uma criança e o desenvolvimento de uma noção de representatividade, pertencimento, empoderamento a partir de seus pares e o empoderamento da comunidade surda, não tendo uma classificação definitiva do que é literatura e cultura surda, fato que não limita e expande os estudos e conhecimentos a cerca do assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com