TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO – CULTURAS DE VERÃO

Por:   •  10/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

ESTUDO DIRIGIDO – CULTURAS DE VERÃO

PROFESSOR: MARCIO ZILIO

ARROZ IRRIGADO

ACADÊMICO: Dienifer Cássia Cavaletti          NOTA: ______

Prazo final para entrega: 10/06/2019.

Trabalho individual e digitado.

  1. Qual a área cultivada, produção e produtividade de arroz irrigado para os Estados do RS e SC na safra 2018/2019? A área, produtividade e produção reduziram em relação à safra anterior?

No Rio Grande do Sul a produção total atinge 7.241.458 toneladas, numa área de 964.537 hectares, com produtividade média de 7.508 kg/há. Em Santa Catarina, a área cultivada é de 143.310 hectares, com produtividade média de 8.068 kg/há, produção total de 1.156.288 toneladas. Tanto no RS quanto em SC a área e a produção total reduziram em relação à safra anterior, já a produtividade média se manteve praticamente a mesma, com pequeno aumento.

  1. Quais os efeitos de baixas e altas temperaturas no desenvolvimento e crescimento do arroz.

A época de semeadura deve coincidir o período reprodutivo com períodos de maior radiação e temperatura. As semeaduras no início do período recomendado, as temperaturas mais baixas do solo e do ar diminuem as velocidades de crescimento e desenvolvimento das plantas.  Semeaduras realizadas no final do período recomendado há ocorrência de temperaturas do solo e do ar mais elevadas durante o período vegetativo de desenvolvimento da planta que pode reduzir a duração dos subperíodos semeadura-emergência e emergência-iniciação da panícula. A formação e enchimento de grãos as temperaturas são mais baixas.

De uma maneira geral, o potencial produtivo de uma dada cultivar diminui com o atraso da época de semeadura. Nas semeaduras mais no final do período recomendado, recomenda-se o uso de cultivares de ciclo precoce, para diminuir os riscos de ocorrência de temperatura baixa no estádio R2 (emborrachamento), que aumenta a esterilidade de espiguetas.

  1. Descreva os sistemas de cultivo de arroz irrigado utilizados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina?

No estado do RS predomina o cultivo mínimo com semeadura direta, seguido dos sistemas convencional e pré-germinativo. Já o estado de SC, praticamente só se utiliza o sistema pré-germinativo.

Convencional: neste sistema o solo precisa ser preparado em duas etapas. O preparo primário consiste em operações mais profundas, normalmente realizadas com arado que visam, principalmente o rompimento das camadas compactadas e eliminação e/ou enterro de cobertura vegetal.

Plantio Direto: neste sistema o solo não precisa ser previamente preparado para receber a semente. Abre-se um pequeno sulco (ou cova) de profundidade e largura suficientes para garantir uma boa cobertura e contato da semente com o solo sendo que, não mais que 25 ou 30% da superfície do solo são movimentados.

Pré-Germinado: este sistema caracteriza-se pela semeadura de sementes pré-germinadas em solo previamente inundado. No preparo do solo, há necessidade de formação de lama e o nivelamento e alisamento são realizados, normalmente, com o solo inundado. A primeira fase do preparo do solo visa trabalhar a camada superficial para a formação de lama, podendo ser realizada em solo seco com posterior inundação ou em solo já inundado.

Transplante de Mudas: este método tem como principal objetivo a obtenção de sementes de alta qualidade. O sistema divide-se em duas partes: Produção de mudas: as mudas são produzidas em caixas, com fundo perfurado, com as seguintes dimensões: 60 cm de comprimento x 30 cm de largura x 5 cm de altura (as medidas de largura e comprimento das caixas, poderão variar de acordo com o tipo de transplantadeira). Transplantio: o transplante é feito quando as mudas alcançam 10-12 cm de altura (12-18 dias após a semeadura), em solo previamente drenado.

  1. Como é realizado o preparo do solo para o sistema pré-germinado?

Incorporação da resteva de arroz e plantas daninhas (solo seco), formação da lama (solo alagado), preparar o solo para ser nivelado, grade, enxada rotativa, nivelamento com pranchas de madeira, tornar a superfície lisa e nivelada para receber as sementes.

  1. Como ocorre o manejo da água no sistema pré-germinado?

Recomenda-se um período mínimo de um dia de permanência da água nos quadros antes da semeadura, para que ocorra a precipitação da argila e outros materiais que se encontram em suspensão. A semeadura é feita a lanço sobre a lâmina de água de aproximadamente 5 a 7cm. A água deve ser mantida no quadro por 2 dias sob temperaturas altas e até 4 dias sob temperaturas baixas. Após este período, a lâmina deve ser rebaixada, de tal maneira que permaneça uma pequena lâmina de água ou o sulco saturado (encharcado).  A medida que as plantas se desenvolvem, o nível da água deve ser gradativamente elevado para cerca de 10cm, e assim mantido até 10 a 15 dias após a floração plena, quando então a drenagem é iniciada (grão pastoso).

  1. O sistema pré-germinado caracteriza-se pela implantação da cultura com sementes pré-germinadas, distribuídas a lanço, em solo previamente inundado. Como é realizado a pré-germinação nesse sistema e qual o tamanho ideal da radícula no momento da semeadura?

A pré-germinação das sementes consiste na sua hidratação em sacos porosos ou em tanques, pela imersão em água durante 24 a 36 horas. Após esse período, as sementes são retiradas da água e deixadas a sombra por igual período, fase está também conhecida como inundação. Durante esse período, ocorre a emissão do coleóptilo e da radícula que caracterizam o processo de pré-germinação. Por ocasião da semeadura, essas estruturas não devem ultrapassar 2mm de comprimento para evitar seu rompimento, bem como o amontoamento de sementes a serem lançadas ao solo.

  1. Qual a recomendação da adubação nitrogenada em arroz irrigado no sistema pré-germinado e no sistema de semeadura em solo seco?

No sistema pré-germinado não se aplica N na semeadura. Aplicar na cobertura em torno de 50% da dose total no estádio V3/V4 (início do perfilhamento). O restante da dose deve ser aplicado na iniciação da panícula (estádio R0).

A adubação de cobertura não exige retirada de água, apenas baixa-se o nível da agua ao mínimo, para evitar infestações da área por plantas daninhas e perdas de nutrientes. Após a adubação de cobertura (três a cinco dias), recoloca-se agua no nível necessário.

  1. O Gorgulho aquático / Bicheira da raiz (Oryzophagus oryzae) é a principal praga na cultura do arroz irrigado para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Descreva as medidas de controle para esta praga.

O Gorgulho aquático pode ser encontrado logo após a entrada de água nas lavouras, alimentando-se das folhas e produzindo faixas longitudinais descoloridas de aproximadamente 1,5mm de largura. Ovipositam em partes submersas da bainha foliar. No sistema pré-germinado, os adultos podem danificar, na semente, o mesocótilo, impedindo a emergência da plântula de arroz. As medidas de controle iniciam no tratamento de sementes, aplicação de inseticidas e no máximo 5 dias após a inundação evitar a oviposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com