TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO CULTURA SURDA D LIBRAS

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

COMPONENTE LIBRAS

DISCENTE: WALESON CARLOS DOS SANTOS TEIXEIRA

PROFA. MS. MIDIAN MARINS

PESO 3,0

ESTUDO DIRIGIDO

TOMA, Adriana da Silva. Representações sobre os surdos, comunidades, cultura e movimento surdo. In: LOPES, Maura Corcini (Org.). Cultura surda e Libras. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2012. p. 154-180.

1- Explique o motivo, segundo o texto, para o termo surdo-mudo não fazer sentido nem do ponto de vista clínico e nem cultural.

As pessoas relacionam surdez a mudez , entretanto, no ponto de vista clínico são considerados mudos aqueles que possuem algum impedimento nos variados órgãos envolvidos na emissão da fala e os surdos, em geral, não possuem esse impedimento, o que muitas vezes ocorre é que o surdo não falam porque lhes falta a audição, pois eles não conseguem dominar a língua em geral das pessoas ouvintes. Já Em uma análise cultural que trata sobre a produção dos sujeitos pelos discursos, podemos dizer que os deficientes auditivos são aqueles que vivem a condição da surdez como deficiência, aqueles que são subjetivados pelo discurso da ausência e levados a buscar sua cura através do aprendizado da leitura labial e da fala.

2)Qual a explicação trazida no texto para o termo deficiente auditivo? Este é o termo preferido pela comunidade surda? Explique.

O termo deficiente auditivo não é o preferido pela comunidade surda, pois esse termo trás em primeiro plano o déficit, como se as pessoas assim estariam condenadas a vida toda a buscar a cura da sua anormalidade.

3-O texto comenta sobre o implante coclear, uma intervenção cirúrgica com objetivo de recuperação da audição. Baseado no texto e em nossas discussões, este procedimento pode ser caracterizado como elemento pertencente a cultura surda? Justifique.

Não. Pois os surdos usuários da libras, o implante nuclear caracteriza como a negação da cultura surda.

4-A discussão de cultura surda está inserida em qual perspectiva sobre a surdez? Justifique.

A surdez é vista como uma diferença e o sujeito surdo entendido como membro de uma comunidade linguística e cultural minoritária. O termo surdez está ligado a dificuldade ou à anomalia do indivíduo.

5- O texto mostra pela que a comunidade surda luta. Exponha-os aqui.

A comunidade surda luta pelos direitos linguísticos e culturais , por uma educação bilingue que reconheça a Língua de Sinais como primeira língua na educação das crianças surdas. Isto é que abandone a metodologia oralista, no sentido de educar a criança surda a ter a Língua de Sinais como a sua primeira língua.

6- O texto traz um exemplo de um artefato cultural da cultura surda: o familiar. Encontre este exemplo no texto e explique porque é considerado um artefato cultural.

Por terem uma linguagem própria, feita através de sinais, os mesmos se vêem como uma tribo à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com