TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de libras

Por:   •  23/4/2019  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: JEFFERSON EMILIO MACIEL DA SILVA

1 - Resumidamente, dentre os mitos aqui esclarecidos, cite um ou dois que mais lhe “marcou”. Justifique - se possível dê exemplos.

SURDO, SURDO-MUDO OU DEFICIENTE AUDITIVO? QUAL O TERMO CORRETO PARA NOS REFERIRMOS A ESSE GRUPO?: Surdo usamos para pessoas surdas. Surdo-Mudo quando não emite nenhum som na fala. E deficiente auditivo é aquele que nasceu ouvinte, mas por algum motivo teve uma perda auditiva e com uso do aparelho consegue ouvir!

2 - De acordo com os estudos, a perspectiva atual de educação para surdos é o Bilinguismo – desde a década de 90. Considerando que esta abordagem é muito recente em nosso país, responda:

A - O que é necessário para o Bilinguismo ser de fato difundido?

É preciso a inclusão.  O que define o especial da educação não é a dicotomização e a fragmentação dos sistemas escolares em modalidades diferentes, mas a capacidade de a escola atender às diferenças nas salas de aula, sem discriminar, sem trabalhar à parte com alguns, sem estabelecer regras específicas para se planejar, para aprender, para avaliar (currículos, atividades, avaliação da aprendizagem especial). O Brasil passa por um momento de mudanças, a atual legislação visa criar uma sociedade totalmente inclusiva, nesse contexto, o ambiente escolar deve sofrer algumas mudanças com o intuito de atender as mudanças legais. Uma das áreas que está em transformação é a educação dos deficientes auditivos, que busca uma inclusão integral no ambiente escolar e social. A educação de surdos sempre foi algo que gerou conflitos, no decorrer do século passado, várias propostas educacionais foram lançadas, mas todas com uma série de limitações e pouco desenvolvia as habilidades dos alunos surdos. A inclusão é a base, e os surdos devem ser tratados como protagonistas e não como coadjuvantes.

B - Qual é (deve ser) a perspectiva do profissional para interagir com os surdos em diferentes situações (empresa, escola, sociedade etc.)?

Aprender as duas línguas é o primeiro passo para que haja inclusão comunicacional entre ouvintes e surdos. Ou seja, que o surdo consiga interagir na comunidade surda e na ouvinte e o mesmo com o ouvinte. A concepção sócio-antropológica concede a surdez como uma diferença a ser respeitada e não como uma deficiência a ser eliminada.

3 – Compartilhe alguma experiência (se conhece uma pessoa surda - como conheceu essa pessoa?), como vocês se comunicam? Caso alguém tenha uma pessoa surda na família, fique à vontade para dividir essa experiência/conhecimento conosco.

Não tenho nenhum surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo na família. Mas, já vi muitos casos na minha cidade, de pessoas se comunicando através de gestos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com