TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do estudo das Libras

Por:   •  22/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.137 Palavras (17 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 17

A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE LIBRAS

Autores

ANA ROSA VASQUES DE OLIVEIRA

JAMES BEZERRA DE MEDEIROS

RANGEL DE ROCHA BATISTA

ROSE GRACE DE JESUS COUTO

WEMILLY DE JESUS LIMA FIGUEIREDO

TUTOR EXTERNO: MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA DA SILVA

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BID0456)- Seminário da prática I

14/12/2016

RESUMO

Este artigo faz uma abordagem referente à Importância do estudo sobre Libras, mostrando-nos a importância da legislação brasileira na remodelagem curricular dos acadêmicos e sua formação em Libras; o papel do docente na inclusão do deficiente auditivo seja na esfera educacional, social e no mercado de trabalho e apresenta-nos o bilinguismo como uma estratégia na inclusão social dos deficientes auditivos. O método adotado para a realização desse estudo foi à pesquisa documenta, em livros e sites. Diante do que foi pesquisado e apresentado, esse estudo pretende, através de diferentes autores, mostrar a importância do estudo sobre Libras na formação docente, a inclusão dos deficientes auditivos na sociedade e no mercado de trabalho e as diversas abordagens na educação dos deficientes auditivos.

PALAVRAS - CHAVE: Inclusão. Libras. Formação docente

  1. INTRODUÇÃO

A educação no Brasil, e no mundo, vem passando por um processo de transformação e adaptação, que busca garantir a inclusão de todas as pessoas na sociedade. Mas, nem sempre foi assim, antigamente às pessoas com deficiência eram consideradas demônios, eram pessoas inúteis, e excluídas do meio social e muitas vezes excluídas da convivência familiar.

O processo de inclusão passou por diversas transformações, inicialmente alunos com deficiência eram educados em núcleos separados o que aumentava ainda mais a exclusão dessas pessoas.

Consequentemente, a promulgação de algumas leis determinou que as pessoas com deficiência fossem educadas em salas de aulas regulares, no entanto isso não caracterizou o processo de inclusão, mas sim o de integração, pois os deficientes eram apenas mais um aluno dentro da sala de aula.

A inclusão ainda está em processo de desenvolvimento; e um dos problemas que dificulta esse desenvolvimento é a falta de profissionais capacitados para atender essa nova exigência na educação.

Com a alteração nas grades curriculares das escolas de nível superior, (Decreto nº 5.626 da Lei nº 10.436), a inclusão de disciplinas de educação inclusiva, vem possibilitando ao professor a capacidade de atender ao novo alunado, além de facilitar a comunicação entre aluno – professor e facilitar também o processo ensino- aprendizagem.

Diante disso, buscamos estudar a Importância do estudo sobre Libras e como a disciplina LIBRAS vem sendo inserida nas graduações da área educacional.  O presente artigo é fruto de pesquisa documental que forneceram a sustentação teórica necessária para a formulação do presente artigo.

O artigo tem caráter acadêmico e social e visa deixar evidente a inclusão dos deficientes auditivos na sociedade, no mercado de trabalho, como também a necessidade da capacitação do professor que será e estará diretamente ligado a esse processo de inclusão.

  1. A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A DISCIPLINA LIBRAS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE

Quando pensamos em inclusão no âmbito educacional, logo nos vem à mente uma escola onde os professores são capacitados para atender e respeitar os indivíduos em suas diversidades. Mas para que isso realmente aconteça precisamos primeiramente quebrar os tabus que nossa sociedade impõe, onde afirmam que nossa sociedade é homogênea, que todos são iguais, pois ao entrarmos em uma sala de aula, iremos nos deparar com alunos de várias classes sociais, de várias raças, vários modos de agir e pensar. Para que realmente a palavra inclusão esteja presente em nossas escolas é necessário reinventar as práticas educacionais, para poder atender ao novo público, ou seja, é necessário que ocorra uma mudança na estrutura pedagógica quanto na estrutura curricular.

Contudo, com a Declaração de Salamanca (1994) que tem como objetivo não deixar nenhum aluno com deficiência fora do ensino regular, essas barreiras de preconceitos e discriminação aos poucos foram sendo quebrados e, as escolas vêm se adaptando para se tornar uma escola inclusiva, oferecendo uma maior oportunidade a essas pessoas que por tantos anos foram segregadas e discriminadas. A implantação das LIBRAS vem sendo uma ação inclusiva que as instituições vêm trabalhando e tem por objetivo minimizar o déficit de profissionais capacitados para atender as pessoas com deficiência auditiva, como também manter viva e contínua sua relação com o aprendizado. Pois toda essa formação irá formar bons professores e consequentemente uma educação de qualidade e o docente é algo indispensável e insubstituível no processo de educação.

O professor é um profissional do humano que: ajuda o desenvolvimento pessoal, intersubjetivo do aluno; um facilitador ao acesso do aluno ao conhecimento/ um ser de cultura que domina de forma profunda sua área de especialidade e seus aportes para compreender o mundo. Um analista crítico da sociedade, por tanto que nela intervém com sua atividade profissional. (LIBANEO 197, p.262)

Precisamos entender que toda essa formação dos professores não é apenas voltada para os deficientes auditivos, ou seja, de forma isolada, ao contrário cabe ao professor está sempre analisando seu desempenho e procurando se atualizar, pois ele é responsável por todo conhecimento que o aluno irá adquirir e levará por toda a sua vida, seja na área acadêmica, profissional ou pessoal.

Contudo, devemos lembrar que os professores não estarão sozinhos nesse processo, pois é de grande importância que a Gestão Escolar também faça parte desse processo, pois é dever do gestor das instituições promover a organização, garantir as condições necessárias, tanto profissionais como materiais para garantir esse avanço socioeducativo. Mas primeiramente precisamos entender a diferença entre professor capacitado e professor especializado.

Essa diferença é notória nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial e na Educação Básica (CNE/CEB Nº 2 DE 11.09.2001), conforme se vê a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com