TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares IV

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Interpretação de Poema de Cecilia Mairelles

Para interpretar o poema de Cecília Meirelles, precisamos começar a buscar pela palavra chave, ou seja, a metáfora central que vem a dar sentido para os demais componentes do poema. Voltando-nos ao refrão “a vida só é possível reinventada’’ percebemos como todo o universo lúdico criado a partir dos versos se dá em resposta a essa ideia de vida reinventada.

A reinvenção da vida aparece como uma forma de superar os impasses e atribulações diárias, partindo para um universo imaginativo onde impera a leveza das sensações e a apreciação da vida através de suas coisas simples como o Sol, as bolhas, a piscina. Esses elementos parecem ganhar um ar místico e onírico nas palavras do Eu lírico, portanto esses elementos da vida estariam reinventados.

Ela escapa desse peso cotidiano provocado pelas repetições de “a vida, a vida” no refrão onde se pode entender a vida como uma sucessão de problemas, o retorno para o mundo real e duro a qual somos obrigados a viver dia a dia. Ao final desse refrão, porém, ela oferece uma solução: a reinvenção da vida, que permite a ela partir para um universo que transcende do real ao imaginário, que dissipa esse peso da vida convertendo-o na leveza das bolhas, do sol pelas campinas, desse universo de tranquilidade criado pela autora.

No entanto, reconhecemos momentos onde o Eu lírico parece ser tragado desse mundo de fantasia de volta para a realidade, em versos como “Tudo mentira, mentira”!/ da lua, na noite escura’’. Essa quebra com a linha de leveza que estava tomando o poema permite a interpretação de que em algum momento o peso da vida retornou e o estado de transcendência quase se perdeu e foi novamente retomado na repetição da metáfora principal do poema “a vida só é possível reinventada’’ onde fica definitivamente claro o posicionamento do Eu lírico frente a essas questões corriqueiras da vida. Ela passa a ter sentido, ou a ser possível de ser suportada quando ela abandona seus aspectos pesarosos e se permite à reinvenção através da imaginação expressa pelos versos lúdicos que dialoga com sol e lua, tornando-os entidades personificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com