TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado Português Espanhol

Por:   •  3/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUES/ESPANHOL
















ESTÁGIO SUPERVISIONADO II












ANA CRISTINA PIMENTEL NERY 160110371

DENILSON DOS SANTOS DA FONSECA 160101639



BELÉM

2018

[pic 1]

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUES/ESPANHOL
















ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Português/Espanhol da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof.(a) FEDRA OSMARA RODRIGUES HINOJOSA


ANA CRISTINA PIMENTEL NERY 160110371

DENILSON DOS SANTOS DA FONSECA 160101639



BELÉM

2018



SUMÁRIO[pic 2]

1     INTRODUÇÃO.................................................................................................... 04

2     DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 05

2.1      CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ........................................ 05

2.2      INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA .......................................... 07

2.3      OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA................................ 08

2.4      DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA ........................................................... 10

3     CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................. 13

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 14

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo...................................................... 15

ANEXO B – Planos de Aula ........................................................................................ 16






































1     INTRODUÇÃO



De acordo com Brunner, (Apud TEDESCO, 2004, p.34)"[...] a educação é mais do que apenas a transmissão de conhecimento e a aquisição de competências valorizadas no mercado, envolve valores, forja o caráter."

O presente trabalho refere-se ao relatório do Estágio Supervisionado II realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, por meio do qual serão descritas as ocorrências observadas e atividades desenvolvidas na experiência de estágio, o qual se destina a possibilitar a oportunidade de articular teoria e prática como meio de conhecer a realidade escolar e habilitar para a atuação profissional futura.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB especifica no seu Art. 61: "Os Estágios Supervisionados constam de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, nos termos da legislação em vigor". O desenvolvimento desta atividade foi aplicada as turmas dos últimos anos do ensino médio, o qual é composto por adolescentes, na faixa etária de 15 aos 18 anos, alunos em plena fase de aprimoramento psicológica emocional, biológico e cognitivo.

Foram observadas as 03 turmas, especialmente o 3º ano, onde posteriormente foram aplicados os planos de aula com o tema Redação em concordância com o professoral de Língua Portuguesa.

O texto deste relatório está subdividido da seguinte forma: Introdução, que apresenta de forma geral o conteúdo do trabalho; o Desenvolvimento com a caracterização da Instituição e toda a rotina em sala de aula, a Inclusão de alunos com necessidades especiais e suas particularidades; a observação participante da turma com a descrição física e organizacional relativa aos alunos e professores, a descrição da docência detalhando o planejamento e aplicação das aulas de acordo com a indicação a assessorial do professor de Língua Portuguesa da Instituição e por último as considerações finais, referências e anexos para dar respaldo a tudo que foi exposto.



2     DESENVOLVIMENTO



O presente relatório é uma síntese de todas as etapas cumpridas no Estágio Supervisionado com as informações do que foi observado na realidade da prática docente, o que consiste em um desafio e oportunidade gratificante para todo estudante que almeja alcançar uma docência com compromisso e qualidade.

O Estágio contribui para a formação docente, tornando-se fator importante que vai além de apenas conhecimento científico, pois possibilita a articulação da teoria e prática como meio de conhecer a realidade escolar, aquisição de conhecimento e formação da identidade profissional através da observação, intervenção e prática docente supervisionada.

Através da observação, o pesquisador aplica atentamente seus sentidos aos seu objeto de estudo para adquirir conhecimentos claros e precisos sobre ele. A observação, segundo Barros e Leh Field (1990), é a base das investigações científicas. Segundo Marconi e Lakatos, “é uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade” (2007,p.192)



2.1      CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO



A Instituição escolhida foi a mesma do Estágio I, ou seja,  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, localizada na Rua Manoel Barata, no. 28, no bairro do Outeiro, Ilha de São João do Outeiro, cidade de Belém, Estado do Pará, que conta com 52 funcionários, sendo 39 professores nas diversas disciplinas, 1.320 alunos, distribuídos da seguinte forma: 14 turmas de uma media 40 alunos em cada turma contando com os que abandonam no decorrer do ano letivo e os de dependência de matérias no período matutino, 14 turmas também de 40 alunos no período vespertino em situação idêntica aos do período matutino e 10 turmas de 200 alunos em média no período noturno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (655.9 Kb)   docx (545.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com