TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio categorial

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.456 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6


SUMÁRIO

            Introdução...............................................................................................3

           Análise de dados......................................................................................5

           Análise e correlação do 1 desenho..........................................................7

           Análise e correlação 2 desenho...............................................................8

           Conclusão.................................................................................................9

           Referências Bibliográficas.....................................................................10

           Desenhos utilizados para análise.........................................................

           Termos de consentimento ....................................................................


INTRODUÇÃO

Neste trabalho focamos o grafismo infantil. Através dos desenhos podemos observar não só o desenvolvimento, mas tentar entender o significado das gravuras para quem desenhou. Piaget descreveu o desenvolvimento das crianças em estágios, e Luquet dividiu em etapas gráficas e com base nessas referências analisamos dois desenhos de duas crianças com idades diferentes a fim de comparar e poder compreender o desenvolvimento de acordo com os autores propostos.  


ANÁLISE DOS DADOS

Com base nas referências bibliográficas estudadas, analisamos os desenhos de duas crianças, comparando os estágios com os resultados das características segundo Piaget e Luquet.

PIAGET E O DESENHO

Piaget dividiu as etapas do desenho em Garatuja, Pré-Esquematismo, Esquematismo, Fase de Gangue, Fase Pseudo Naturalista e Fase de Decisão.

Garatuja- Estágio Sensório Motor: a criança traça linhas no papel em todos os sentidos, sem levantar a mão do lápis. Figura humana nesse estágio é inexistente.

Gataruja Desordenada: Não há preservação dos traços, onde os mesmos são escondidos por novos rabiscos.

Gataruja Ordenada: Há um interesse maior pelas formas, onde explora mais os traços no papel.

Pré- Esquematismo-Estágio Operações Concretas: 3 anos a criança já atribui significado ao desenho, faz rabiscos horizontal, vertical mas não nomeia. Começa explorar o lápis de cor, pois, sente necessidade, não há interesse com a realidade, depende dos interesses emocionais. O que a criança coloca no papel tem muito mais do seu interno, é sua relação para o papel.

Esquematismo- Estágio Operações Concretas: A partir dos7 anos a criança consegue distinguir alto, baixo, longe, perto, traça uma linha de base, relaciona cor com objeto, já tem capacidade de se colocar no lugar do outro. No final do estágio tem a preferência de desenhos com formas geométricas, diferencia-se a forma de homens e mulheres se vestirem.

Fase de Gangue- Amanhecer do Realismo: A partir dos 10anos de idade há uma generalização esquemática, não quer representar, quer fazer o desenho o mais real possível, utiliza a linha de horizonte não se limitando a base do papel, qualifica o desenho e há uma disputa entre colegas.

Fase Pseudo Naturalista: A partir dos 12 anos, há um foco no produto final, se o adulto apreciar o desenho, ela  irá gostar, mas há uma posição crítica.

Fase de Decisão: A patir dos 14-16 anos, jovens criticamente conscientes, mas são facilmente desencorajados.

LUQUET E O DESENHO

Luquet dividiu as etapas gráficas em Realismo Fortuito, Realismo Falhado, Realismo Intelectual e Realismo Visual.

Realismo Fortuito: Começa por volta dos 2 anos, a criança começa a fazer traços sem qualquer objetivo (não há intenção para uma representação gráfica), mesmo sabendo que os traços realizados por outrem podem querer determinar um objeto determinado e representa-lo efetivamente, a criança não considera a ideia de também possuir a mesma habilidade. Em certo ponto, a criança produzirá mesmo acidentalmente uma parecença não procurada. A partir daí ela passará por uma série de transições até adquirir a totalidade das faculdades gráficas (intenção, execução e a interpretação correspondente à intenção) chegando consequentemente ao realismo intencional.

 

Realismo Falhado: Começa por volta dos 3-4 anos, quando a criança chega ao desenho propriamente dito, quer ser realista, mas a sua intenção choca-se com obstáculos gráficos e psíquicos, que dificultam a sua manifestação. São exemplos de obstáculos a incapacidade para dirigir seus movimentos gráficos, o caráter limitado e descontínuo da atenção infantil e principalmente a incapacidade sintética, quando a criança não chega a sintetizar num conjunto coerente os diferentes pormenores que desenha com a preocupação exclusiva de os representar cada um por si.

 

Realismo Intelectual: Começa por volta dos 4 aos 10-12 anos, onde a criança pretende deliberadamente reproduzir o objeto representado não só o que se pode ver, mas tudo o que ali existe e dar a cada um dos elementos a sua forma exemplar.

Realismo Visual: Começa aos 12 anos em diante, marcados pela descoberta da perspectiva e a submissa às suas leis, daí um empobrecimento, um enxugamento progressivo do grafismo que tende a se juntar as produções adultas.

Análise e correlação 1 desenho

O Desenho que analisamos  foi feito por M. Araújo de 4 anos, de acordo com as perspectiva de Luquet nessa idade é comum a criança desenhar o corpo desproporcional à cabeça, ou separado dela, fazer o corpo em formato de palito o que se chama realismo gorado ou falhado (entre 3 e 4/5 anos), porém observamos que nesse caso a criança desenhou a cabeça dos desenhos proporcionais e colados ao corpo, apesar de parecerem estar voando um pouco acima de uma poça d’água, depois soubemos que no desenho ela fez ela, a mãe e o gato caindo em uma poça, gaviões no céu, o interessante é que podemos observar ela desenhou as roupas e coloriu, desenhou cabelo longo e com expressão séria no rosto (o que pode não ter sido intencional), inclusive há elementos que provavelmente no momento estavam ausentes, como o gato e traços acima das personagens desenhadas que segundo ela são gaviões no céu ao lado de duas janelas que estão soltas na figura, soubemos depois que ela sempre desenha seu gato independente do que vá desenhar, o que pode indicar uma ligação afetiva. As características apresentadas por ela, apesar da idade estão mais assemelhadas com as da fase posterior (realismo intelectual) que é alcançada normalmente a partir de 5 até mais ou menos oito a nove anos, acreditamos que ela possa viver em um ambiente onde sua criatividade e seu desenvolvimento são incentivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com