TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO SOBRE ESTAGIO

Por:   •  5/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DEPEAD

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

POLO PALMEIRA DOS ÍNDIOS

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS

VANESSA SAMPAIO CARDOSO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

2019

VANESSA SAMPAIO CARDOSO

FICHAMENTO CRÍTICO

ATIVIDADE I

Trabalho realizado como requisito de avaliação da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I no curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Aberto do Brasil – UAB.

Professor (a): Antonio Cicero de Araújo

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

2019

FICHAMENTO CRÍTICO

Bibliografia.

Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa (2012). Estágio Curricular Supervisionado. Por que o estágio para quem não exerce o magistério: O aprender a profissão. Capitulo I, 81 - 104.

Analise do texto.

O texto em questão inicia abordando alguns questionamentos que todo estudante de universidade enfrenta, quando vai começar o período de estágio. Tais questionamentos incluem “Como vou dar aula se não tenho pratica? O que fazer para ficar bem preparado para a sala de aula? Em que horário vou fazer estágio se trabalho o dia todo? ”. E justamente sobre a preparação de quem não passou ou não possui experiência em sala que o capitulo 1 aborda, já que o estágio é de primordial importância para quem vai exercer a função de professor.

O estágio para quem não exerceu magistério é o primeiro contato com sala de aula sob uma perspectiva diferente, enquanto alunos temos uma visão de receptores de conteúdo passado pelo professor em conjunto com os colegas, a responsabilidade é mínima, vendo somente a parte teórica. Quando o estágio começa a visão de sala muda completamente, pois agora ele percebe que ser professor vai muito além da sala de aula. A responsabilidade é máxima, aumentada ainda mais pela realidade das escolas, muitas vezes isso pode causar uma pressão emocional no estagiário, causando uma sensação de desistência, é muito comum nos relatórios de estágio os alunos relatarem que estavam em pânico, desorientados e impotentes no convívio escolar.

O texto prossegue relatando mais dificuldades, agora alertando sobre os comentários de professores experientes, insatisfeitos e desgastados com o trabalho, esses comentários podem desencorajar o estagiário sobre a profissão escolhida ou deixa-lo com mais receio.

No subtítulo dois “Universidade, estágio e escola” é levantado mais detalhes sobre a cultura da universidade e a cultura da escola, segundo o autor para compreender o transito entre essas diferentes instituições é necessário recorrer ao conceito de campo, habitus e cultura docente. O conceito de campo refere-se ao espaço estruturado de posições, que correspondem a um posto de dominação, investido de um poder material ou simbólico decorrente da posição ocupada. Segundo Bourdieu (1998, p. 349) o conceito de habitus trata-se de um princípio operador que leva a cabo a interação entre as estruturas objetivas e as práticas; um sistema de esquemas interiorizados, que permitem engendrar todos os pensamentos e percepções e as ações características de uma cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com