TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme - O Candidato Honesto

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

CINEMA - O CANDIDATO HONESTO

O filme conta a história de João Ernesto (Leandro Hassum), um candidato à presidência da República que se vê segundo das eleições e com larga vantagem sobre seu opositor. Seu grande apelo popular se deve à sua origem humilde, como filho de imigrantes nordestinos até a bem sucedida carreira política, baseada em seu carisma e honestidade. No entanto, como muitos políticos brasileiros, Ernesto guarda segredos que não chegam ao conhecimento do público: ele é na verdade um dos mais corruptos do parlamento, envolvido em dezenas de casos de corrupção. Tudo parecia perfeito quando, na reta final de sua campanha, ele recebe um comunicado de que sua avó está à beira da morte e gostaria de vê-lo uma última vez. O que Ernesto não esperava é que, como último ato em vida, ela lhe joga uma praga, fazendo-o prometer que nunca mais mentiria, seja dentro de casa ou na vida política.

O longa é livremente baseado em O Mentiroso (Liar Liar, 1997), protagonizado por Jim Carrey, em que um advogado que só sabe contar mentiras passa a falar apenas a verdade após um pedido de aniversário de seu filho. O ponto negativo, foi ver um humorista tão talentoso como Hassum ser obrigado a imitar trejeito se caretas de Jim Carrey na fita americana.

Mas há também boas coisas na trama. A melhor delas, é a paródia de casos famosos de corrupção da nossa história. Há referências ao mensalão, inclusive com "reconstituições" de eventos que ocorreram na época. Também há caricaturas de grandes líderes nacionais, desde ex-presidentes a deputados e senadores pegos em flagrante ou envolvidos em polêmicas recentes.

O elenco secundário também realiza um bom trabalho. Flávio Galvão se diverte como o corrupto líder de partido, assim como Victor Leal, que interpreta o afetado consultor de campanha. Antonio Pedro Borges é convincente como um experiente jornalista que aconselha a jovem Amanda (Luiza Valdetaro).

No final, o filme nos apresenta uma grande discussão: a culpa de ser corrupto é apenas do indivíduo ou do sistema como um todo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com