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Filosofia

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Por:   •  20/1/2015  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  7.152 Visualizações

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Quais as mudanças na ética antiga trazidas pelo cristianismo?

Resp. Em primeiro lugar, a ideia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade nem com os outros, e em segundo lugar a afirmação de que somos dotados de livre-arbítrio.

9)Quais são as virtudes cristãs?

Resp. Fé, esperança e caridade

10) Quais são os 7 pecados capitais?

Resp. Gula, avareza, preguiça, luxúria, ira, soberba e inveja.

11) O que é a concepção cristã da intenção?

Resp. É a conduta ética nas atitudes visíveis do agente moral.

12) Como Rousseau procura resolver o problema da relação entre a liberdade da vontade

e o dever? Explique o que é a“moral do coração”.

Resp. Obedecendo ao dever, estamos obedecendo a nós mesmos, aos nossos

Sentimentos.

13) O que Kant chama de “reino de necessidade” e “reino de liberdade”.

Resp. Reino de necessidade é aquele que regulam a natureza ou eventos naturais

e reino de liberdade regulam a conduta.

14) Segundo Espinosa, o que a virtude?

Resp. É a realização de nossa capacidade cognitiva ou racional, e por isso nela nunca

nos enganamos quanto ao que é bom-útil para nosso ser.

15) O que é racionalismo ético? Para o racionalismo ético, o que é filosofia moral?

Resp. É a busca sincera, metódica, critica pela verdade através do uso da razão.

O trabalho da inteligência e/ou da vontade para dominar e controlar vícios ou paixões.

16) O que é o intelectualismo ético?

Resp. Depende do conhecimento, pois somente por ignorância que fazemos o mal e

nos deixamos arrastar por impulsos e paixões contrárias à virtude e ao bem.

17) O que é o voluntarismo ético?

Resp. Depende essencialmente da nossa vontade, porque dela depende nosso agir

e porque ela pode querer ou não querer que a inteligência lhe ordena.

18) Explique as diferenças entre vontade e desejo.

Resp. O desejo é paixão, a vontade é decisão.

19) Que críticas Nietzsche e Marx fizeram a moral vigente na época em que viveram?

Resp. Diziam que eram hipócritas, não em si mesmos, mas porque eram irrealizáveis

e impossíveis numa sociedade violente como a nossa, baseada na exploração do

trabalho na desigualdade social, econômica, na exclusão de uma parte da sociedade dos

direitos políticos e culturais.

20)

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