TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Dialogando, Refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo

Por:   •  26/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - ESPANHOL

ANA RAYSSA DA SILVA MEDEIROS

 Dialogando, refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo

Resende-RJ

2021

Conhecimento reflexivo

A palavra docente tem como significado “o responsável pelo ensino de professor”. O docente tem um papel na formação do sujeito sendo o mediador. Uma ponte entre o conhecimento e o aluno, utilizando meios e formas que facilitem a compreensão dos alunos.

Com isso, é possível ver a importância do papel do docente na vida do aluno.

As principais reflexões envolvem a consideração das necessidades e que não se pode esquecer a respeito dos alunos, pelo qual os educadores devem sempre compreender, e nortear as próprias atividades pedagógicas.

Com isso, as atividades pedagógicas são capazes de promover maior efetividade na aprendizagem dos alunos, que estarão orientados e contemplados, além de obterem maior capacidade de protagonizar o ensino, de uma forma geral.

Um dos primeiros educadores a reconhecer o impacto transformador da tecnologia no modo como as pessoas aprendem, trabalham ou se divertem foi Seymour Papert.  Um matemático, que nasceu em Pretória, África do Sul, em 1928, foi um pioneiro ao considerar o uso do computador como uma ferramenta educacional.

Contemporâneo e estudioso do psicólogo suíço Jean Piaget, Papert também estabeleceu fortes diálogos com o educador brasileiro Paulo Freire e foi inspiração para muitos modelos de aprendizagem que existem atualmente, como o ensino de programação para crianças e jovens e a visão do aluno como um indivíduo capaz de construir conhecimento.

Logo, é possível ver que a influência que os antigos educadores têm sobre os novos e futuros educadores.

Estabelecer boas relações com os alunos é o primeiro passo para se obter um bom ambiente de trabalho. Para que as aulas sejam produtivas e interessantes para o aluno, ele precisa sentir-se a vontade com o professor, isso irá facilitar seu envolvimento nas atividades e a construção dos conhecimentos com relação aos conteúdos trabalhados. O professor precisa ter amor pelo que faz e por quem ensina. Saber que seu trabalho é importante, estar sempre refletindo sobre seu papel como educador e sua influência na vida dos alunos.

Para convivermos bem com as pessoas é preciso demonstrar afetividade e a escola, juntamente com a família, é a base da construção de valores. O contexto escolar tem um papel essencial na vida de cada aluno que vai a escola em busca do que muitas vezes não tem em casa: amor, carinho, amizade, consideração entre outros sentimentos.

REFERÊNCIAS

https://educacaointegral.org.br/reportagens/pensadores-inovacao-educacao/

https://www.passofundo.ideau.com.br/wp-content/files_mf/58059286bd30c43864fe675a1b6f659d20_1.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com