TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dialogando, Refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

RUTH CRISTINA JUSTINIANO DE ARAÚJO

FILOSODIA DA EDUCAÇÃO

Prática como Componente Curricular (PCC)

 Dialogando, Refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo

Rio de Janeiro - RJ

2021


Introdução:

Este trabalho faz uma correlação entre os temas abordados na disciplina Filosofia da Educação e as práticas em sala de aula. Fazendo também uma reflexão sobre a entrevista com a docente entrevistada.

Entrevista:

Márcia Ferreira é professora especializada em educação infantil em um Espaço de Educação Infantil na cidade do Rio de Janeiro.

1- Qual o papel do docente na formação do sujeito?

O docente é o mediador entre as teorias e as práticas educacionais. É quem ajuda no desenvolvimento intelectual e para o pensamento crítico. É quem compartilha o conhecimento e apresenta novos olhares fazendo com que o sujeito amplie a visão de mundo. Preparando-o para as demandas da sociedade.

2- Quais são as principais reflexões acerca do aluno que um professor não pode nunca esquecer?

Devemos valorizar a formação cultural de cada aluno e da comunidade onde vivem. Fazer com que o aluno participe ativamente das experiências e conversas, levando em conta suas críticas e sugestões, tornando relevante os conhecimentos adquiridos.

3- Quais os pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação?

O teórico o qual me identifico é Jean Piaget. Ele não se prendeu às paredes da sala de aula. Piaget mostrou que a construção do conhecimento do sujeito está na observação do mundo que o cerca, das experiências vividas, na produção da cultura. Tornando o aluno o centro do processo de ensino e aprendizagem.

4- Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula?

A sala de aula tem que ser um lugar de acolhimento, onde cabem as diferenças.

Os alunos interagem bem entre si e a professora. Existem momentos de tensão onde as diferenças ficam a flor da pele, então procuro intervir e incentivar o diálogo e o respeito, promovendo a empatia e valorizando a diversidade.  

Conclusão:

Atualmente a escola vive uma realidade onde os alunos tem acesso ao imenso mundo da internet  em seus celulares, tablets e notebooks, onde são oferecidas todas as informações e conteúdos curriculares e extra curriculares necessários para a construção do conhecimento.

O ensino moderno atenta para a necessidade do diálogo com aluno, assim como na sua busca por respostas, instigando a curiosidade e a crítica. Valorizando as suas vivências e cultura.

As relações são baseadas nas interações e trocas, tanto entre os alunos como entre aluno e professor,  favorecendo o aprendizado efetivo. Deixando para trás o modelo de aprendizado mecânico e generalizado. Levando em conta também o importante papel do educador, valorizando a sua formação acadêmica e social.

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com