TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filsofia e Educação

Por:   •  4/5/2015  •  Dissertação  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Uniderp Anhanguera Matriz

Letras: N11 – 1º Semestre

Fundamentos Filosóficos e Sociológico da Educação

Professora: Glauce Soares Cassimiro

ATPS – Etapa 1

Alunas:

Andressa Souza – RA 4016809246

Cleuza Milan - RA: 3460114997

Hellen de Cássia – RA: 264703383

Karina Duarte da Nóbrega – RA: 2596139048

Laura Barreto - RA: 3425773845

Thainá Cassaro Taffarel – RA 5035676054

                    25/03/2015

Aula-tema: A formação Filósofica e Sociológica do Educador.

  • Percebendo e compreendendo o mundo.

[pic 1]

 Fonte:http://www.logisticadescomplicada.com/ampliando-a-visao-de-mundo/

        A Filosfia, palavra grega, que significa "amor à sabedoria", é uma ciência que está totalmente baseada na razão e acompanha "o homem" há vários séculos através do modo como agimos, pensamos e vivemos o mundo. Sua principal característica é nos estimular conscientemente quanto ao modo e os métodos de enxergarmos a vida em sua total verdade, usando basicamente uma análise racional para a existência humana e o coletivo.

        A Filosofia nos faz perceber e compreender o mundo no contexto em que vivemos, ela nos instiga ao conhecimento de si próprio, para nos fazer refletir sobre o que está acontecendo a nossa volta no universo. Pode-se então dizer que através da filosofia podemos beber de sua fonte no passado, repensar no presente e descrever como deve ser no futuro. O homem/indivíduo tem uma visão do mundo através de sua cultura e de seu conhecimento obtido no decorer da sua tragetória de vida. Porém esse indíviduo pode mudar sua visão de mundo constantemente, dependendo do contexto em que ele está vivendo e inserido no momento.

        Com o surgimento da revolução industrial, o homem passa a ser mais criativo e desenvolvido intelectualmente, tornado-se versátil e solucionador de problemas perante aos valores de vida e ética do dia a dia. Portanto esse indivíduo começa então a ter uma visão de mundo mais ampla, abrangendo uma totalidade para cada questão, surgindo assim uma visão holística do mundo. O homem enxergando o mundo em sua totalidade deixa de pensar em si próprio e/ou em partes, passando a análisar e ver o mundo de uma forma ampla e total, sendo menos egoísta e abrangendo todas as diversidades culturais, adquirindo assim mais responabilidades socio-ambientais e comprendendo a situação do planeta como um todo.

  • Filosofia da Educação

[pic 2]

                Fonte:http://www.mensagens10.com.br/mensagem/12461

Sendo ultilizada como a principal ferramenta para a Educação, a Filosofia é tida como um processo de análise para os métodos aplicados para a sistematização do ensino. O livro de Maria Lúcia de Aruda Aranha, Filosofia da Educação, no itém 4 do capítulo 10 cita que, “cada sociedade tem um processo de educação pelo qual trasmite a cultura, seja de maneira informal ou por meio de instituições como a escola”.

Para que ocorra a educação, é indispensável que o ser humano tenha desde sua infância, através da família, estímulos e conteúdos considerados importantes para os seus valores na sociedade, mas que com o passar do tempo o indíviduo venha a entender o porquê desses valores, e respeitar esses conteúdos e assim ultilizá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com