TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação do Leitor

Por:   •  12/7/2018  •  Resenha  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 4

formação do leitor.

É um livro essencial, essencial para professores, educadores e demais pessoas, este livro traz uma grande contribuição para quem pretende entender sobre os desafio de formar leitores e o como ocorre este para esse processo. Andar entre livros tem como subtítulo ‘A leitura literária na escola’. Que se trata de como isso ocorre no contexto escolar, a ideia principal do livro é a formação de leitores. Um processo que pode ser iniciado antes mesmo da criança ir para a escola. Portanto, esta obra pode ser usada não só por profissionais da educação, como também pode ser utilizada por pais, ou qualquer pessoa que considera a leitura algo essencial na formação de pessoas, e que tenha o vontade de ter a leitura como algo melhor.

A primeira parte do livro é dividida em três capítulos, traz uma reflexão histórica e tem como base o ensino da literatura: escola, leitores e livros. No primeiro capítulo, a livro mostra a forma de como ocorre os livros de leitura na escola, pois é através de uma leitura extensa e aprofundada que o leitor pode adquirir alguns conhecimentos que aparecem através da mediação do professor. Então, se é necessário uma leitura guiada e é na escola que este processo ganha mais força. O segundo capítulo mostra como ocorre o progresso do leitor, é importante saber que  algumas vezes não se percebe as escolhas das crianças e adolescentes, e que ao perceber essas escolhas pode-se construir um caminho que ajude para o crescimento do aluno, do leitor. Já o terceiro capítulo mostra os livros como mestres, pois é lendo que se aprende a ler, e grande parte da formação literária das crianças e adolescentes é produzida quando existe um contato direto com a literatura sobre à infância e à adolescência. Esse contato direto com a literatura os i´ra fazer ter gosto pela leitura. Por ser a parte mais difícil do livro, a pessoa tem que ter mais dedicação e mais tempo de leitura. Acaba sendo a parte mais cansativa também, mas a pessoa tem que se esforçar  e continuar a leitura. Pois cada tópico carrega um conteúdo cheio de informação e reflexão em relação ao que ja foi mencionado.

A segunda parte é dividida em seis capítulos e  também é mais fácil de ler, porque essa parte mostra a reflexão da leitura e como ela funciona, ou seja, mostra  as práticas de leitura, os principais lugares que realiza essas práticas, e como se pode contribuir para ativar o encontro entre crianças e livros. em relação ao contexto atual da sociedade, é possivel afirmar que a sociedade atual é a que mais leu. Porém, ainda se considera que os jovens não leem, a autora destaca que melhor do que entender porque não leem é perceber os que leem apesar do contexto, assim poderemos contribuir mais facilmente para o crescimento e amadurecimento do leitor.

Embora esta obra tenha sido baseada nas experiências da autora enquanto docente, ela apresenta algumas reflexões que se encaixam em outros contextos, como na realidade brasileira por exemplo. Combinando teoria e prática, a autora fala sobre a possibilidade de o leitor conseguir maior conhecimento através de um bastante de leitura. E quando se ler algo  que se tem prazer vem acompanhada da importância de ler sozinhog, a autora indica que é necessário que o leitor construa seu próprio caminho de leitura, isto ajuda a desenvolver sua autonomia. Igualmente à leitura solitária, é a leitura compartilhada. Quando as crianças e adolescentes gostam de uma determinada obra eles indicam para os colegas, tentam convencê-los a ler também, depois discutem entre si as conclusões que cada um teve de sua leitura a respeito da obra. Isto gera uma rede de contatos e interação, necessárias para o desenvolvimento da criança em comunidade. A obra destaca também a leitura guiada, que é a leitura feita com o auxílio do professor ou de alguém que conheça melhor a obra que está sendo lida. E da leitura com os que possui mais experiencia, que é a leitura a partir de um pesquisador, ou seja, quando lemos alguma obra de autores clássicos procuramos também a opinião de um crítico literário para nos ajudar a entender melhor a obra, no Brasil um dos teóricos mais utilizados é Antônio Cândido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com