TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Dissertações: Generos Textuais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  3.019 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: 544020 - Gêneros Textuais

Questão 1: Para Bakhtin (1992), a diversidade dos gêneros não tem limites definidos, pois a atividade humana é dinâmica e a cada área de atuação incorpora novas características. Desse modo, podemos afirmar que um anúncio publicitário é considerado um gênero:

A)Discursivo.

B)Textual.

C)Instrumental.

D)Linguístico.

E)Complexo.

Questão 2: O domínio discursivo não trata especificamente dos textos, mas do lugar onde os textos ocorrem. Os domínios discursivos decorrem das áreas de atuação das atividades humanas, agrupando textos com características comuns. Assinale a alternativa que indique o domínio discursivo do e-mail :

A)A carta comercial, o memorando, o relatório, o balanço, a nota fiscal, a duplicata são gêneros de textos referentes ao domínio discursivo empresarial.

B)O editorial, a reportagem, a notícia, o classificado, o artigo, a crônica são gêneros de textos referentes ao domínio discursivo jornalístico.

C)O bilhete de amor, a piada de português, o romance romântico, a receita de bolo, as bulas de remédio, os atestados médicos são gêneros de textos referente ao domínio discursivo social.

D)A tese, a defesa de tese, a dissertação, o ensaio, o artigo, a monografia são gêneros de textos referentes ao domínio discursivo acadêmico.

E)A missa, o sinal da cruz, a confissão, a prece, a benção são gêneros de textos referentes aodomínio discursivo religioso.

Questão 3: Observe a charge a seguir:

<http://br.noticias.yahoo.com/blogs/alpino/dilma-deixa-ilha-fidel-castro-043013147.html>.

Koch (2009) destaca que os gêneros são formados por sequências diferenciadas denominadas tipos textuais. Portanto, a noção de gênero não se confunde com a noção de tipo. Desse modo, a partir da tirinha, responda:

considerando a heterogeneidade tipológica dos enunciados, temos a predominância tipológica:

A)Tipos narrativo e argumentativo.

B)Tipos descritivo e expositivo.

C)Tipos injuntivo e argumentativo.

D)Tipos narrativo e expositivo.

E)Tipos injuntivo e expositivo.

Questão 4: A tipologia textual refere-se às sequências linguísticas que compõem os textos em circulação na sociedade, que vão ajudar a tipificar o texto. Assim, no texto receita médica, temos a predominânciada tipologia:

A)Descritiva.

B)Narrativa.

C)Argumentativa.

D)Injuntiva.

E)Expositiva.

Questão 5: Em: Coloque os ovos numa tigela e bata-os durante 5 minutos. A predominância tipológica do fragmento apresentado é:

A)Narrativa.

B)Descritiva.

C)Demonstrativa.

D)Argumentativa.

E)Injuntiva.

Questão 6: Para Bakhtin (1992), a diversidade dos gêneros não tem limites definidos, pois a atividade humana é dinâmica e a cada área de atuação incorpora novas características. Desse modo, podemos considerar o Bilhete Único (cartão de transporte público em São Paulo), como:

<http://bagarai.com.br/como-fazer-bilhete-unico.html>.

A)Gênero textual.

B)Gênero discursivo.

C)Gênero instrumental.

D)Gênero linguístico.

E)Gênero complexo.

Questão 7: Com o surgimento de novas práticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com