TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Escola

Dissertações: Gestão Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

3.Gestão e Organização da Escola

Para dar inicio no desenvolvimento desse trabalho tivemos um grande desafio , desafio de encontrar uma instituição de ensino disposta a responder o questionário elaborado pelo grupo, pois nem todas as instituições estão dispostas a receber visitas com questionamentos como o proposto.

A Instituição de Ensino que se propôs a nos ajudar foi o colégio Talentos, uma escola que está nos meios a mais de 26 anos. Essa escola trabalha dês do berçário ao Ensino Médio tendo muitos alunos e funcionários.

“A partir das perguntas formuladas pelo grupo e através das respostas obtidas, conseguimos indentificar que essa instituição de ensino passou pelos dois processos de gestão e hoje está em um processo de implementação segundo a Coordenadora” Carla Vieira”.

Perguntamos a ela quais as concepções de organização e gestão dessa escola?

Ela nos explicou que cada colaborador quando se afilia a instituição já é informado sobre suas funções ,ou seja, cada funcionário tem suas funções atribuídas e estipuladas pela instituição, onde seus colaboradores recebem orientações de seus coordenadores em forma de organogramas e os mesmos ficam anexados nos murais e também são enviados por email.

E tudo isso realmente é fato ,pois nós observamos que na sala dos professores havia um organograma da coordenadora com todas as suas funções.

Por se tratar de um Colégio grande, perguntamos a coordenadora o que ela achava da gestão da escola, referente a gestão dos anos 80 e após a reforma.

Sendo uma coordenadora jovem mais muito experiente, nos explicou que com a ajuda de uma acessória terceirizada a escola vem fazendo muitas mudanças e incluindo na escola gradativamente a nova gestão e sem duvidas a escola trabalha sem hierarquia, todos juntos tomam decisões e também identificamos que cada um toma suas decisões em suas funções ,não ficam aguardando uma decisão de seus superiores, eles tem a autonomia de resolver os problemas existentes, que é uma característica da gestão reformada .

Segundo ela,com a nova forma de gestão , a gestão mais planejada,organizada e controlada a escola vem tendo um grande retorno na produtividade de cada funcionário , que só vem desenvolvendo na sua eficácia e eficiência.

Observamos que a escola procura formar seus alunos para o mundo tendo autonomia nesse mundo globalizado e competitivo.

Para falarmos dessa escola com fins Socioculturais para a comunidade, observamos que a escola e os alunos se preocupam. Eles tem bastante atividades extra classe em campanhas como a” Do Bom Velhinho” que onde os alunos arrecadaram produtos de higiene pessoal,alimentos não perecíveis, fazendo a esses velinhos uma linda visita também a do “Agasalho”, a da “Casa do Menor de Sorocaba para uma Páscoa melhor para todos .Onde os eventos foram reportagem no jornal “Cruzeirinho”.

Com tudo o que lemos no texto escolhido pela equipe constatamos que a escola não tem o que se chama de Colegiado e nem APM como de costume na escolas Estaduais e Municipais e também identificamos os tipos diferentes organização e gestão também citadas no texto estudado pela equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com