TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guimarães Rosa A Terceira Margem do Rio

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Guimarães Rosa é um dos maiores autores da literatura brasileira, e o seu conto “A terceira Margem do Rio” um dos contos mais extraordinários. O autor descreve a situação de maneira a prender o leitor, e fazer com que, dentre as várias interpretações, o leitor possa compreender o conto. Por ser um conto narrado em primeira pessoa, permite uma proximidade do leitor com os personagens.

A obra de Guimarães Rosa tem como principal característica a recriação do mundo sertanejo pela linguagem, a partir da apropriação de recursos da oralidade.

Após o pai tomar a decisão súbita de abandonar a todos e viver em uma canoa, que foi construída especialmente para ele, sem dar explicações a ninguém, ele passa a viver seus dias, meses e anos dentro do rio. Com isso, podemos concluir que o tempo cronológico é toda a vida do narrador.

Um rio tem duas margens, concretas. O conto apresenta a terceira margem do rio, abstrata, do que nos é desconhecido. A margem representa o que o pai vai à procura do que é o desconhecido.

Em um espaço que é caracterizado pela presença do rio, caracterizado pela imagem rural, o que nos retoma ao mundo sertanejo, característica de Guimarães Rosa.

Outra característica que podemos analisar é o regionalismo, em que busca a recriação da linguagem, e faz utilização da fala popular. Exemplo, quando a mãe fala para o pai: “Cê vai, ocê fique, você nunca volte!”.

Ao ver o pai se afastar pelo rio, podemos analisar a conquista da liberdade do pai, que se prendia na solidão. A partir disso, acompanhamos os rumos tomados pelos outros personagens da família. Ao descrever esse momento, podemos notar mais uma característica do autor, em apresentar os conflitos internos e seus sentimentos.

Sem entender os motivos do pai, o filho espera durante anos. Ao fim, o filho se coloca a disposição para trocar de lugar com pai, mas muda de ideia e foge.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com