TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERCEIRA MARGEM DO RIO

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 4

A Terceira Margem do Rio

(Parágrafo 1)

O pai era um homem honesto e trabalhador e era assim desde pequeno. Do que o filho se lembrava era de que o pai não era mais esquisito ou mais triste do que seus conhecidos, apenas quieto e que sua mãe era a responsável pelos cuidados com as crianças – o menino e seus dois irmãos. Um dia, o pai mandou fazer uma canoa para ele mesmo:

- Essa canoa precisa ser especial, quero que ela seja pequena, de um lugar só mas que dure na água por uns vinte ou trinta anos.

A mãe foi contra, e o menino questionou:

- Pai, o senhor resolveu começar pescar e caçar?

O pai não respondeu, e um dia a canoa ficou pronta.

(Parágrafo 2)

- Adeus

E não disse mais nada, colocou o chapéu, também não levou mala ou comida para comer na viagem. Os filhos esperavam que a mãe fosse brigar, mas ela permaneceu pálida e disse:

- Você vai, você fica, você nunca mais volte!

O pai permaneceu mudo, olhou para o menino que mesmo temendo a mãe perguntou:

- Pai, o senhor me leva junto nessa sua canoa?

O pai olhou pra ele, fez o sinal da benção e entrou na canoa, a desamarrou e saiu remando, nunca mais voltou, mas também não tinha ido para nenhum lugar, permanecia remando no rio. Os parentes e vizinhos se juntaram para entender o que acontecia.

(Parágrafo 3)

A mãe se mostrou muito sensata diante das opiniões:

- Ele pode ter ficado louco!

- Acho que ele está pagando alguma promessa!

- E se ele estiver doente e quis proteger a família?

- Independente do que for, uma hora ele vai precisar desembarcar para comer alguma coisa ou vai se arrepender e voltar pra casa!

(Parágrafo 4)

O tempo passou, e o menino se encarregava de levar comida para o pai as escondidas, um dia ele o enxergou sentado no fundo da canoa:

- Pai! Aqui! Trouxe comida para o senhor!

O pai o viu, mas não remou na direção do menino, nem sequer fez um sinal, mesmo assim, dia após dia o menino tomava o cuidado de deixar comida em um lugar a salvo para o pai comer, para surpresa dele, descobriu que sua mãe sabia de tudo e que até facilitava o trabalho, mas ela pouco falava, chamou seu irmão para ajudar nos deveres da fazenda, um professor para ensinar os meninos e um padre, na tentativa de fazer com que seu marido desistisse daquela triste idéia.

(Parágrafo 5)

Todos se acostumaram com a situação, mas ficavam com pena ao pensar que o homem estaria enfrentando noite e dia, chuva e vento só com o chapéu na cabeça, e que consumia apenas o que era deixado na beira do rio

- Será que ele não está doente? E não sente dores de tanto remar? – se questionavam. Até que pararam de falar dele, só pensavam.

(Parágrafo 6)

A irmã se casou, mas não teve festa, todos sempre se lembravam do pai quando tinha uma comida mais gostosa, ou quando chovia forte e lembravam que ele estava desamparado lá fora, só ele e a canoa.

- Você está cada vez mais parecido com seu pai menino! – diziam, mas o menino sabia que o pai agora estava muito diferente, descuidado e magro, apenas com as roupas que lhe eram fornecidas.

(Parágrafo 7)

- O pai não gosta mais da gente? – se questionavam, e por gostar tanto do pai quando elogiavam o menino ele respondia:

- Foi meu pai que um dia me ensinou a ser assim!

O que não era exatamente verdade, mas passou a ser. A irmã então teve um menino e decidiu:

- Eu quero levar meu filho até a margem do rio para o nosso pai ver!

E foram todos juntos, fazia um lindo dia, todos chamavam pelo pai:

- Pai! (vozes de todos juntos)

Mas ninguém apareceu, e todos choraram juntos.

(Parágrafo 8)

A irmã foi embora com o marido para longe, o outro irmão foi para outra cidade e o tempo passava, por fim a mãe que já estava velha foi morar com a filha, e o menino ficou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (747.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com