TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNEROS TEXTUAIS ARTIGO DE OPINIÃO

Por:   •  28/2/2017  •  Artigo  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

GÊNEROS TEXTUAIS

ARTIGO DE OPINIÃO

RESUMO

Este estudo apresenta um pouco sobre o que são os Gêneros Textuais onde se encontram e como identifica-los dentro da sociedade, apresenta o Gênero Textual Artigo de opinião como uma forma eficiente na comunicação escrita e oral, em seguida caracteriza o artigo de opinião e sua relevância para o ensino. Tem como objetivo simplificar os seus significados. Este trabalho é resultado dos estudos sobre Gêneros Textuais da disciplina de Metodologia do Ensino de linha Portuguesa do curso de Letras / Faculdade Anhanguera de Cascavel-pr supervisionado pela Professora Susana Moreira

Palavra-chave: Gêneros Textuais; O Gênero Artigo de Opinião

ABSTRACT

This study presents a little about the textual genres in which they are found and how it identifies them in society, presents the article of opinion as an efficient form in written and oral communication, then characterizes the opinion article and its relevance teaching. Has the objective to simplify its characteristics. This work and result of the studies on textual genres of the discipline of methodology of the teaching of Portuguese language of the course of letters of the Anhanguera college of Cascavel-pr, supervised by the teacher Susana Moreira.

Keyword: Genre Textual and the Genre Opinion Article.

¹Academica do Curso de Letras da Faculdade Anhanguera de Cascavel-pr

1. INTRODUCÃO

Com o passar dos tempos e com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento do discurso oral e da escrita que é uma linguagem de ação e adaptação sendo assim alteráveis; acabamos em meio a diferentes tipos de leituras em diversas situações comunicacionais. Assim colocamo-nos a desenvolver métodos para interagir no meio social de acordo com cada circunstância.

Por meio dos mesmos avanços veio a necessidade de se comunicar, e através disso os gêneros textuais que mesmo antes já tínhamos os “Tipos Textuais ou Tipologia Textual”, os gêneros textuais são enunciados relativamente estáveis ancorados em tipos textuais, surgindo em virtude do dinamismo das interações sociais

Alguns exemplos de gêneros textuais

 Artigo;

 Crônica;

 Conto;

 Reportagem;

 Carta;

 E-mail;

 Noticia;

 Poema;

 Oficio;

 Resenha;

 Resumo;

 Relatório etc.

O gênero textual Artigo de Opinião torna -se um meio importante para a humanidade em questão de comunicação escrita e oral em circulação on-line, jornais impressos, revistas. Tendo em vista uma forma de interação entre autor e leitor. Portanto o uso desse gênero no ensino da língua portuguesa traz mais resultado em relação do objetivo a ser alcançado do ensino de língua materna. Considerando que proporciona a interação do aluno com os colegas e professor e também externamente quando o caso entra em pesquisa de determinado tema, levando a comunicação e ampliando ideias e pontos de vistas através dos textos garantindo o aperfeiçoamento e um entendimento mais amplo dentro da sociedade em questão.

Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre gênero textuais e artigo de opinião dando ênfase na importância dos gêneros no ensino da língua portuguesa.

2. GÊNERO TEXTUAL

Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa entende-se que cada texto produzido inconscientemente seleciono um gênero em função daquilo que pretendo comunicar e o efeito que espero produzir no interlocutor. Sendo assim os gêneros estão totalmente ligados a história da comunicação e da linguagem não importando a situação colocada, levando-nos a comunicar estritamente através de enunciados relativamente estáveis. Seja por e-mail, bilhete comentários nas redes sociais cartas etc.

A partir do conceito de gênero como na unidade de ensino com relação na leitura ou na produção que pretendemos trabalhar os textos, abordando seu aspecto temático e, composicional e estilísticos. Os PCN – PARÂMETRO CURRICULAR NACIONAL DO ENSINO FUNDAMETAL E MÉDIO partem de uma proposta que um trabalho pedagógico desta ordem defende as vantagens de abandonar a forma tradicional das estruturas textuais (narração, descrição e dissertação ) para que a escola adote em sua pratica os gêneros ficcionais e não ficcionais de acordo com Bakhtin (1992, p.274).

“Os gêneros constituem formas relativamente estáveis de enunciados, disponíveis na cultura, caracterizados por três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros que darão forma ao texto”.

Visto então que o gênero textual está ligado a pratica textual que fazem parte da vida social fazendo assim parte da comunicação, tornando assim o trabalho pedagógico um tanto mais prazeroso e interessante, considerando que esses gêneros estão empregados na sociedade e que com isso desenvolve nos alunos uma competência textual contribuindo para que o mesmo de certa forma esteja preparado para fazer uso das muitas formas de interação com a comunicação social. Nesse ponto de vista procura-se dar cada vez mais concretude pedagógica a concepção apresentada por Bakhtin de que os gêneros estão veiculados a diferentes atividades da humanidade constituindo-se como mediadores de diversos recursos étnicos culturais e sociais. Para o autor sua riqueza e variedades são infinitas, pois a multiplicidade virtual da atividade humana e inesgotável (1997, p.279).na medida que os gêneros são intimamente ligados as mais variadas mobilizações humanas, cabe a escola buscar ações que permitam ao aluno conhecer especificidade e a finalidade de cada gênero considerando as necessidades enfrentadas no dia a dia

3. Artigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com