TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO CIENTIFICO - A IMPORTANCIA DE INTEGRAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES AO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Por:   •  11/8/2017  •  Artigo  •  3.694 Palavras (15 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTANCIA DE INTEGRAR AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÕES AO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS

PAZ, Estela Marcia de Lima[1]

DE MENEZES, Maria Eunice Comparotto[2]

Resumo

Geralmente quando o assunto é a integração das Tecnologias de Informação à prática do professor em sala de aula, não é raro observar que existe uma grande distância entre a escola e a realidade de grande número de alunos, oriundos de uma sociedade moderna, onde a tecnologia apresenta-se no ápice de seu desenvolvimento. Essa disparidade serve para sinalizar a necessidade de que a escola tem que se atualizar, e de que professor precisa rever sua prática pedagógica. É preciso que o professor entenda que os instrumentos tecnológicos não vieram para concorrer com ele, mas sim para auxiliar no desenvolvimento de seu aluno. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir as diferenças entre usar e integrar as tecnologias no planejamento do professor. Assim como, apresentar algumas formas que o professor pode utilizar os instrumentos tecnológicos em seu cotidiano, sempre visando o desenvolvimento completo de seu aluno.

Palavras chave: Tecnologias. Línguas. Professor. Aluno

1 INTRODUÇÃO

        Ao se fazer a análise das transformações sociais e do desenvolvimento do homem nas últimas décadas, conclui-se que um dos grandes colaboradores dessas mudanças foi o advento da Internet, visto que, “a Internet representa a maior revolução social desde a invenção dos tipos móveis, de Gutenberg, no século 15” (SALATIEL, 2010).

Com a efetivação da Internet todos os setores da sociedade se transformaram, as barreiras territoriais foram extintas, exceto em países como Cuba, China e Coreia do Norte, que politicamente são socialistas, e por isso controlam severamente a Internet em seus territórios. Como exemplo dessas restrições pode-se citar a discussão que ocorreu entre o site de buscas GOOGLE® e a China, no ano de 2010, em relação à censura imposta por esse país aos conteúdos postados pelo site, visto que: “O regime comunista obrigava o site de buscas a censurar determinados assuntos, principalmente os que faziam referências à democracia e direitos humanos” (SALATIEL, 2010, grifo do autor).

E hoje se percebe que todas as ações sociais são norteadas pela Internet, as comunicações ficaram mais ágeis:

A internet trouxe novas formas de comunicação, os comunicadores instantâneos como o MSN, o telefone pela internet como o Skype, o e-mail, as redes sociais como o Orkut, entre outros, são ferramentas baseados em internet que possibilitou uma verdadeira revolução na forma como comunicamos com outras pessoas. Este é um ponto muito positivo, pois não só barateou o custo da comunicação como tornou as pessoas mais próximas. Mas há um lado negativo que é a exclusão digital, ou seja, muitas pessoas estão sem acesso à internet e do ponto de vista tecnológico estão excluídas digitalmente (MANCUZO, 2014, p.01).

Visto que todos os setores da sociedade se modificaram devido o desenvolvimento da Internet e das várias tecnologias, a escola também percebeu a necessidade de acompanhar essa evolução, modificando as suas práticas pedagógicas, com a integração de instrumentos tecnológicos no seu cotidiano. Em razão de que o grupo de aluno de hoje, é constituído por indivíduos que desde a mais tenra idade têm acesso aos mais diversificados instrumentos tecnológicos, como computadores, tablets, smartphone, e tantos outros instrumentos modernos. Porém é importante se entender que:

O impacto dos veículos de massa na vida do aluno, assim como na influência que exercem nos modos de recepção e interpretação do mundo são fatores que justificam uma abordagem pedagógica desses veículos. Uma “educação para os meios” contribuiria para a formação do “leitor” capaz de posicionar-se criticamente diante das mensagens transmitidas, reconhecendo que elas não são neutras, já que marcadas por uma série de interesses (NAGAMINI, 1997:29).

E ao chegar à escola, esses alunos trazem consigo uma admirável carga de conhecimentos, cabendo ao professor organizar e sistematizar todas essas informações, cumprindo, com isso, o papel de educador.

        

O novo aluno, do século XXI, desse atual mundo globalizado, está envolvido a tudo que está ao seu redor e por isso compartilha detalhes sobre suas vidas, trabalhos e outras experiências entre o meio educacional, percebendo que a aprendizagem pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento (Palloff e Pratt, 2004 p. 35).

Por outro lado, observando o cotidiano escolar, não é raro de deparar com a dúvida que muitos professores têm em relação ao uso da tecnologia em suas aulas, e como adequar os conteúdos programáticos de sua disciplina, e desenvolver sua metodologia objetivando levar o conhecimento ao seu aluno. E principalmente fazer com que o seu aluno se sinta estimulado em permanecer na escola, pois conforme afirma Ladim (1997):

A escola, na sua concepção tradicional, não tem como assumir sozinha o papel de propulsora do desenvolvimento e do conhecimento. Faz-se necessário que novas formas de abordagem da difusão do saber sejam utilizadas para atender à forte demanda da sociedade atual, cujas perspectivas sociopolíticas, econômicas, pedagógicas e tecnológicas, entre outras, apresentam, por sua própria dinâmica, novos enfoques (LADIM, 1997, p.04).

É importante considerar que “num mundo como o atual, de tão rápidas transformações e de tão difíceis contradições, estar formado para a vida significa mais do que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos” (BRASIL, 1999, p. 9). Pois cotidianamente os indivíduos se deparam com desafios que exigem deles:

• saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir; • enfrentar problemas de diferentes naturezas; • participar socialmente, de forma prática e solidária; • ser capaz de elaborar críticas ou propostas; e • especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado. (BRASIL, 1999, p. 9).

         Por isso é importante levar em conta de que para a educação forneça aos indivíduos todas as ferramentas, que o possibilitem a interagir nesses momentos de exigências são necessários:

Métodos de aprendizado compatíveis, ou seja, condições efetivas para que os alunos possam: • comunicar-se e argumentar; • defrontar-se com problemas, compreendê-los e enfrentá-los; • participar de um convívio social que lhes dê oportunidades de se realizar como cidadãos; • fazer escolhas e proposições; • tomar gosto pelo conhecimento, aprender a aprender. (BRASIL, 1999, p. 9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (282.9 Kb)   docx (118.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com