TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais do Discurso Jornalístico

Por:   •  5/6/2016  •  Dissertação  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

Curso Graduação em Letras – UEMG

Disciplina: Leitura e Construção Textual II

Professora: Carmem

Alunas: Joana D’arc Martins Silva

            Isabela Lameira Martins

Segundo Período/Noite

Gêneros Textuais do discurso Jornalístico

[pic 1]

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é o de constatar os diferentes gêneros textuais existentes dentro de um universo jornalístico. Os gêneros jornalísticos de uma forma geral servem para atrelar um diálogo entre o jornal e o leitor, e de acordo com a exigência e demanda do leitor determinados gêneros vão se modificando. Dentre os gêneros temos, informativos, que são os mais conhecidos; gêneros opinativos; utilitários ou prestadores de serviços; gêneros ilustrativos; propagandas e entretenimento.

Nos interessamos pelo gênero informativo e o escolhemos  para desenvolver o trabalho. Os textos do gênero informativo, se estruturam de um referencial exterior ao da empresa jornalística, sua formação não depende do veículo de comunicação, mas sim dos impactos dos acontecimentos no mundo exterior.

Corresponde a textos cujo escritor expõe brevemente um tema ou fato ao leitor, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta, tendo como objetivo principal transmitir a informação sobre algo eximido de duplas interpretações.

Gêneros textuais do discurso Jornalístico

Caracterizam-se por traços distintos, tanto em termos lingüísticos, quanto em discursos e possui como principal função a informação que deve conter uma linguagem clara, objetiva e na 3ª pessoa, geralmente publicados em jornais, revistas e outros periódicos, transmitidos pelo rádio, televisão e internet.

Para que um texto jornalístico atinja seu objetivo ele deve: a) oferecer informações verdadeiras e confiáveis, pois quem escreve tem a obrigação de verificar se o fato pode ser comprovado; b) informar de forma clara, sem ambigüidade, para que os leitores compreendam com facilidade as informações transmitidas; c) ser escrito de forma imparcial, pois o autor deve preocupar-se com os fatos para que o leitor forme sua própria opinião a respeito deles; d) ser organizado e conciso; e) deve ter um único tema, assunto.

Dentro do universo jornalístico podemos encontrar uma grande variedade de gêneros textuais, tais como: infográfico, história em quadrinhos, tirinhas, crônica argumentativa, o editorial, a reportagem, artigo de opinião, a notícia, a crônica, a entrevista, o fait divers, etc.

Para realização desse trabalho escolhemos três importantes gêneros textuais existentes dentro do discurso jornalístico,  como:  o infográfico, as charges e o Fait Divers,  que serão apresentados com maiores detalhes a seguir:

Gênero Textual:  Infográfico

É caracterizado, por ilustrações explicativas sobre determinado tema, trata-se de um recurso eficaz, pois torna o assunto fácil, de forma rápida e dinâmica, de ser compreendido. Tal gênero não se destacou apenas nos meios de comunicação, pois é bastante utilizado nas salas de aula auxiliando os processos de leitura, reflexão crítica e de produção de textos. Possui como principais elementos: Textos, quadros, legendas, mapas, ícones, tabelas, ilustrações, números, fotografias.

Eles podem ser:

 a) Enciclopédicos : que são centrados em explicações mais universais, como funcionamento do corpo humano, como se formam as nuvens; o que são bactérias; o que é ciranda financeira; o que são partidos políticos; quais são os controles e comandos da cabine de um avião, entre outros.

Costumam ser, portanto, bastante generalistas. Os infográficos são Enciclopédicos Independentes quando tratam de assuntos amplos sem acompanharem uma notícia ou reportagem. E são Enciclopédicos Complementares quando acompanhados de uma notícia ou reportagem tratando de assuntos amplos.

[pic 3][pic 2]

b) Específicos: Já os infográficos Específicos são aqueles que se atêm a aspectos mais próximos da singularidade. São bastante comuns em casos como acidentes – reproduzem o que aconteceu a partir de depoimentos; quando se pretende explicar como ocorre um procedimento cirúrgico novo; após uma eleição, quando mostram a composição das assembléias a partir de panoramas estaduais e partidários e assim sucessivamente.

São Específicos Independentes quando o infográfico apresenta apenas um texto introdutório sem que haja uma reportagem que o acompanha ou quando se trata da reportagem infográfica, texto composto por um texto introdutório seguido de infográficos, que formam um infográfico complexo. E são Específicos Complementares quando acompanham notícias ou reportagens cujo tema é mais bem explicado pelo infográfico.

[pic 5][pic 4]

Gênero Textual:  Charge

O termo charge é oriundo do francês charger e que significa carga, exagero e ataque violento. 

A charge é um gênero jornalístico que se utiliza da imagem para expressar à coletividade o posicionamento editorial do veículo. É uma crítica carregada de ironia ou de situações absurdas, e que reflete situações do cotidiano, ou seja,  da atualidade.

A charge possui conteúdo temático, pois os assuntos tratados nela são bastante variados, mas os predominantes giram em torno de assuntos como,  política e sociedade, geralmente inclui uma crítica social.

Por tratar-se de um texto de circulação social, a charge utiliza diversos recursos lingüísticos, tais como: lexical, gramaticais, caricaturas, imagens metafóricas, frases de efeito e ironia. Nelas podem ser usados tanto o tratamento formal ou informal, dependendo do assunto tratado e dos personagens envolvidos.  Veiculam um tipo de discurso humorístico e crítico. É curta, geralmente se apresenta em forma de um quadro com predomínio de imagens, geralmente coloridas. É temporal, pois retrata fatos recentes por isso o leitor deve estar sempre informado para conseguir compreendê-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (871.8 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com