TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educacao

Trabalho Escolar: Historia Da Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Humanismo e reforma: A origem da educação como escolarização no Brasil.

A educação na sociedade ficou difusa (para todos).No século XX, houve muitas transformações cruciais em todos os pontos de vista. Na idade media era mais cultural, difundida na Europa no século XV e XVI. Inicialmente na Itália caraterizada pela critica.

Humanismo e a reforma se deram ao renascimento com a modalidade com grandes transformações no século XV e XVI com a descoberta do mundo (Américas) surgindo de importantes conjuntos urbanos em algumas regiões, principalmente na Itália.

Então, apontamos uma das causas da reforma protestante do século XVI, que foi o enfraquecimento da burguesia comercial no século XV, a crise enfrentada na igreja católica desde final da Idade Média e o fortalecimento das religiões, politeístas na Europa.

O renascimento da conta reforma no Brasil nasceram da catequese que se iniciaram das colônias.

A história no Brasil foi desvinculada de tudo o que acontecia na Europa.

Reforma protestante deu se no século XVI, os artigos que comparam com os padrões de pensamento vigente do mundo medieval colocando a cultura laica e medieval desenvolvendo duas artes da ciências.

A reforma protestante foi um movimento reformista cristão, no inicio do século XVI, por Martins Caetano, foi publicado suas 95 teses em 31 de outubro de 1517, na igreja do castelo Wittenberg.

ETAPA 3

A história da educação escolar no Brasil

A história da educação brasileira não é tão difícil de ser entendida. Ela se desenvolveu em histórias marcantes e fácies de serem vistas. A primeira grande história encontrou-se com a chegada dos portugueses no território do novo mundo, não devemos deixar de ver que foi os portugueses que trouxe um padrão de educação própria da Europa. Isso não quer dizer que a população no Brasil não conhecia as características própria de fazer a educação, entre a população indígena, não eram tão rígidas como a educação da Europa. Num programa de entrevista na TV, o indigenista Orlando Villas Boas, falou sobre um acontecimento na aldeia Xavante que parece ser igual a dos índios. Ele observou que as mulheres faziam artesanatos de barro, como potes e assim que ela terminava de fazer um pote o seu filho chão. Isso se repetiu 7 vezes. Então Orlando se aproximou e perguntou por que ela deixa quebrar os potes que ela fazia. Então ela respondeu que era porque ele queria quebrar. Quando os Jesuítas chegaram aqui no Brasil não trouxeram só a moral, mais sem os costumes e a religião Europeia é também a pedagogia.

Esse método durou 210 anos desde 1549 a 1759, quando uma nova história marcou a história da educação no Brasil. A expulsão dos jesuítas pelo Marques de Pombal. Deu-se com a mudança na educação do Brasil. Que no começo foi uma bagunça. Tentaram aulas regias, o subsidio literário, mas continuava os caos ate a família real chegou porque eles estava fugindo de Napoleão na Europa, eles resolveram mandar o rei e a realeza para o novo mundo. No começo não foi implantado a Educação aqui nas terras brasileiras, mais com a chegada da família real. Joao VI abriu varias academias militares, escolas de Direito, Medicina, Biblioteca real,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com