TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educacao

Ensaios: Historia Da Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  4.882 Visualizações

2) Por que protestantes e católicos, no século XVI, passaram a se interessar pela ação pedagógica? Compare as duas orientações em suas linhas principais, indicando as coincidências e as diferenças.

Primeiro a educação tornara-se nesta época uma exigência devido à nova concepção de ser humano que estava surgindo.

Os protestantes queriam que a educação se expandisse, ou seja, deixasse de ser controlada pela “igreja”, na época, quem detinha o poder sobre a educação, já os católicos, não queriam perder o controle que detinham em suas mãos e com o movimento do protestantismo eles, sentiam ameaçados e não queriam a influência deles, já que, os protestantes abririam a mente dos fiéis, ameaçando os católicos na perda de seus seguidores e que se achavam “donos do conhecimento”.

Por isso, a igreja católica, criou o Colégio dos Jesuítas, que tinha como proposta combater o crescimento da Reforma Protestante, isto é, por meio desse colégio ministrado por jesuítas, a igreja, queria trazer novamente os seguidores à religião católica.

No entanto, existia interesse por detrás, uma vez que, se os fiéis seguissem a Reforma Protestante e abandonasse a religião, isso, causaria um dano à igreja que, além de perder seus seguidores teriam que arcar com as despesas, como dízimos, gastos estes pagos com dinheiro dos fiéis. Sem esquecer que até a Idade Média, era a igreja que cuidava do ensino, e esse era em benefícios da alta nobreza, enquanto a massa ficava a mercê do ensino que eles queriam transmitir ao seu próprio benefício.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com