TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA ARTE NAS ESCOLA

Por:   •  11/6/2017  •  Abstract  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

A arte exerce um papel primordial na formação cultural e moral do indivíduo, uma vez que proporciona uma visão particular acerca da realidade que o cerca. Logo, é importante que o ensino das artes esteja estreitamente vinculado ao processo pedagógico de crianças e adolescentes. Porém, a disseminação do saber artístico no país ainda é precária, em razão do enfoque a determinadas matérias e da precariedade das escolas brasileiras.

Notadamente, a filosofia racionalista grega trouxe severas consequências à construção da subjetividade humana, uma vez que o culto à razão e a forma negligenciou o caráter subjetivo do saber. Alguns filósofos como Platão, por exemplo, criticaram veementemente o ensino das artes, pois a concebiam como simples imitação da realidade. Os reflexos desse pensamento equivocado perduram até a atualidade, haja vista o predomínio de matérias exatas como a física e a matemática, em detrimento de outras de cunho humanista como a música e a pintura. Dessa forma, o ensino da arte encontra a resistência da própria população, que, influenciada pelas ideias platônicas, não reconhece o papel determinante dessa disciplina na formação do indivíduo.

Outro empecilho para a educação artística no país é a precariedade muitas escolas brasileiras, em especial, públicas. A ausência de espaços próprios para o exercício da música e da pintura dificulta o seu processo de aprendizagem, na medida em que o ensino nas salas de aula se restringe a parcela teórica dessas disciplinas e, muitas vezes, não desperta o interesse dos alunos. Como efeito, a arte se torna outra disciplina de cunho majoritariamente decorativo e pouco estimula a criatividade dos estudantes. Ademais, os professores dispõem de uma carga horária reduzida, o que impossibilita a difusão integral do conhecimento artístico. Nesse sentido, os jovens tornam-se culturalmente alienados e possuem uma limitada visão de mundo.

Em vista dessa realidade, cabe ao Ministério da Educação construir espaços adequados para o exercício das artes em geral nas escolas públicas, tendo em vista o ensino prático das artes e o estímulo ás habilidades artísticas dos estudantes. Além disso, é importante a adoção de uma carga horária obrigatória dessas disciplinas no currículo dos ensinos fundamental e médio a fim de possibilitar a difusão integral do saber. De maneira complementar, cabe às escolas a criação de palestras e oficinas acerca da importância da arte no cotidiano, por meio da participação de músicos e pintores. Assim, os estudantes brasileiros poderão enfim ter um contato efetivo com a  arte dentro das escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (24.5 Kb)   docx (248.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com