TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intervenção pedagógica através de terapia assistida com animais

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.732 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS

MARCELLE DA ROCHA PRIBUL LOJA RA:8978167358

Psicologia da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação

 

Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Tutora Priscila Lourenço

RIO DE JANEIRO/CEAD- PENHA

 2014

Introdução

A discussão sobre concepção filosófica de conhecimento, psicologia, práticas 
pedagógicas e abordagem dos conteúdos de maneira sistêmica deve permear toda a 
concepção de ensino. Neste sentido, os educadores procuram identificar os 
elementos que afetam a aprendizagem e a partir daí propor alternativas de 
intervenção pedagógica. O diagnóstico dos problemas depende da análise tanto do
sujeito em sua especificidade quanto do contexto social, cultural e estrutural ao qual 
está inserido. Todas as questões comportamentais dos alunos devem ser analisadas, principalmente àqueles considerados indisciplinados, hiperativos, apáticos ou com dificuldades de concentração. A dificuldade dos alunos em obedecer a regras, manter silêncio e comportar-se de acordo com as determinações da escola e dos professores gera instabilidade e conflitos tanto em relação aos alunos e os 
professores como entre os próprios alunos. 

Portanto, para tratar questões relacionadas a problemas de comportamento e 
aprendizagem é necessário pensar sistemicamente, pois a grande dificuldade na 
definição da melhor proposta de trabalho está na complexidade das relações que 
envolvem as estratégias de abordagem, que dependem da análise de um conjunto 
de fatores que determinam as relações. Ao adotar a Terapia Assistida por Animais na 
Educação o educador precisa considerar o pensamento complexo como instrumento de análise do contexto. Espera-se com o projeto Terapia Assistida por Animais, um bom desenvolvimento para todas as crianças, mostrando a elas o quanto é importante o cuidado, a educação, a higiene, o respeito e acima de tudo trabalhar com os alunos suas maiores dificuldades e também suas melhores qualidades.

Passo1 - Perfil da turma/ características gerais

Nome da Escola: Centro de desenvolvimento infantil

Ano ou série: 2° ano

Número de alunos: 22

Meninos: 10

Meninas: 12

Descrição do perfil da turma:

O grupo é bem heterogêneo, pois possui um aluno com déficit de aprendizagem que apresenta características de dislexia, uma menina extremamente fechada e apática e ainda um hiperativo.  As crianças desta turma tem uma característica agitada, tem dificuldade para se organizarem para brincar, e realizar suas atividades em sala de aula.

São crianças que não gostam de dividir o que trazem de casa. Os meninos interagem entre si sem muita distinção, são receptivos com colegas novatos o que não acontece com as meninas, as meninas se dividem em 2 grupos e excluem a menina tímida citada acima. A turma gosta de participar de atividades pedagógicas e recreativas. Em relação à aprendizagem, os alunos encontram em níveis semelhantes de saberes, a exceção do caso de dislexia. Somente um aluno destaca-se com uma compreensão além do esperado.

Passo 2 - Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1): Clarissa Povoa Albuquerque

Idade: 8 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: Uma menina atenciosa, carinhosa,quando se consegue chegar ate ela, pois é, muito tímida, sentindo-se isolada da turma. É retraída ao extremo e quando e questionada em sala e convidada a interagir com o grupo começa a suar frio, suas mãos ficam geladas e gagueja demais o que gera preconceito por parte das outras crianças. É uma criança extremante carente e insegura e por vezes demonstra ate mesmo uma certa tristeza ficando o tempo inteiro sozinha.

Nome do Aluno (2): Joaquim Carvalho Peçanha

Idade: 8 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: é um aluno muito agitado, que realmente não para, mostrando, com dificuldade de relacionamento com colegas, chegando a ser grosso com os amigos, até praticando bullying com alguns, como a aluna Clarissa descrita acima. Percebe-se também um certo grau de déficit de atenção, devido a sua ansiedade e agitação constantes. Dificilmente consegue acabar um trabalho por inteiro pois esta sempre se distraindo com alguma outra coisa ao seu redor.

Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1): Matheus Araújo Vasquez

Idade: 9 anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem: Matheus apresenta dificuldades no aprendizado, e foram notadas as seguintes características: distúrbios no sono, não endente o que esta ouvindo, escrita precária e com constante troca de letras, deficiência na fala na pronuncia de palavras, parece inquieto e desatento com muita frequência, sendo essas características peculiares de dislexia, informação essa já repassada para seus pais. Mas é preciso salientar que mesmo com problemas na aprendizagem, ele interage muito bem no meio do grupo.


Passo 4 - Implementação do Projeto

1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.

Para a realização desse projeto será utilizados dois cachorros da raça Labrador, por serem muito dóceis e fáceis de trabalhar, sendo uma raça muito utilizada para estudos e intervenções que utilizam animais.
Os animais serão mantidos no jardim da escola e assistidos sempre por um cuidador profissional e veterinário que acompanha a saúde dos animais, realizando controle parasitológico, vacinação, exames complementares e orientação na manutenção da higiene e alimentação. Os cachorros receberão banhos semanais com germicida e sua alimentação será feita com ração seca de qualidade.

2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.

Todos os alunos mantém contato com os animais por cinquenta minutos diários, pois acariciar, pentear e jogar bola para os cães é um ótimo exercício de coordenação de movimentos, além de ajudar a controlar o estresse. Também haverá uma dinâmica para escolhermos juntos nomes para os animais, pois será um excelente exercício fonoaudiológico às crianças que possuem dificuldade de falar. O estímulo dos animais faz com que aumente o nível de endorfina, ajudando a minimizar os efeitos da depressão, diminui a solidão e a inibição de crianças melhorando consideravelmente o comportamento social, melhora as relações interpessoais e facilita e nutri a comunicação entre o professor e aluno.

3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

O intuito da proposta é desenvolver juntamente com a colaboração dos pais e alunos uma sala de aula mais unida, onde todos possam construir junto um projeto para sempre ajudar ao próximo, com esse projeto não ajudaremos somente as três crianças citadas, mas também o restante da turma já que os animais passaram por todos no decorrer do projeto, esperamos que com isso a Clarissa entre sem nenhum problema na sala, pois lá estará um amigo a sua espera, para aprender, brincar e principalmente ensiná-la a dividir as tarefas com os demais, o Joaquim aprenderá a ter cuidados com os animais e pessoas, respeitando seu limite e principalmente aprendendo a ser mais calmo e a ser mais compreensivo, a proposta será apresentada aos pais de todos os alunos pedindo sua ajuda e incentivo para o desenvolvimento do projeto.

4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.

O acompanhamento será realizado semanalmente através de atividades desenvolvidas em alguns períodos das aulas, será feito um relatório por dia mostrando as principais evoluções das crianças e toda sexta feira será realizada uma avaliação individual dos 22 alunos mostrando quais os principais desenvolvimentos de cada um. Todo final de mês enviaremos a direção da escola e aos pais as principais características desenvolvidas pelos alunos buscando sempre ouvi-los também para um melhor desempenho do projeto.

5 – Definição dos objetivos gerais e específicos o projeto.

O objetivo do projeto é desenvolver melhorias para todas as crianças da turma e principalmente para as que apresentam problemas, sempre mostrando ser possível fazer aquilo que é proposto. Dessa forma todos os alunos dessa sala de aula serão ajudados para uma qualidade de vida melhor, sempre buscando ajudar as pessoas e ter disciplina naquilo que lhe é confiado, mostrando que sempre é possível fazermos e que só aprenderemos quando realmente estivermos focados e dispostos a realizar tal atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (168.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com