TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e Conclusão: Textos Jornalísticos

Por:   •  4/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  9.660 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Nesse trabalho iremos ver os tipos de textos jornalísticos. Tem como objetivo descrever como são feitos e qual a importância de cada um para desenvolver uma notícia. Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo.

O trabalho é construído a partir dos seguintes tópicos: Editorial; Manchete; Entrevista; Reportagem; Lide; Charge; Blogs e Folder.

Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, uma vez que possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.

Conclusão

Com esse trabalho, aprendemos mais sobre o jornal e seus tipos de texto, vimos que uma característica importante dos textos jornalísticos é sua efemeridade. Um texto jornalístico tem que cumprir seu papel informativo, isto é, todos os leitores tem que compreender a mensagem passada.

Antes desse trabalho, pensávamos que os textos dos jornais ou revistas eram todos iguais e que não tinham nenhum significado, não passavam de palavras e mais palavras sobre um determinado assunto.

Pesquisar sobre cada tema foi importante porque agora ao ler um jornal conseguimos identificar qual tipo texto jornalístico estamos lendo. Por exemplo, após a pesquisa do "lide" nós vimos que não é preciso ler a matéria inteira pra saber do que ela se trata.

Além de fazer toda a diferença, é muito legal saber que um texto editorial é dferente de uma reportagem ou que a reportagem é diferente de uma notícia, etc.

Em suma, a partir do momento em que sabemos o que estamos lendo, compreender o assunto é muito mais fácil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com