TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Dissertações: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

JEAN PIAGET, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO

Piaget iniciou seus estudos pesquisando a natureza do desenvolvimento de todo conhecimento, para ele em primeiro lugar esta o desenvolvimento intelectual da criança. A preocupação central de Piaget foi o “sujeito epistêmico” que é o estudo de processo de pensamento presentes desde a infância inicial até a idade adulta.

Ele se interessava pela necessidade de conhecimento típico do homem. Para Piaget a adaptação à realidade externa depende basicamente do conhecimento. Estudou o desenvolvimento do conhecimento da lógica, espaço, tempo, causalidade, moralidade, brinquedo, linguagem e matemática. Lidou com muitos processos psicológicos: pensamento, percepção, imaginação, memória, imitação, ação.

Preocupou-se em elaborar uma posição filosófica, a epistemologia genética, ou seja, quais os processos que o indivíduo usa para conhecer a realidade. Ele procurou formular um ponto de vista filosófico sobre a gênese do conhecimento. Sua preocupação se dirige à elaboração de uma teoria do conhecimento, que possa explicar como o organismo conhece o mundo. Considera que só o conhecimento possibilita ao homem um estado de equilíbrio interno que o capacita a adaptar-se ao meio ambiente.

1. BIOGRAFIA:

O Suíço Jean Piaget nasceu em Neuchâtel, em 09 de agosto de 1896 e morreu em Genebra em 17 de setembro de 1980. Filho mais velho de Arthur Piaget, professor de literatura medieval, e de Rebeca Jackson. Estudou a questão do desenvolvimento, da inteligência e da construção do conhecimento.

Desde criança, interessou-se pelas ciências, com apenas 10 anos foi convidado para trabalhar no Museu de História Natural de sua cidade. Ainda na escola de primeiro grau publicou seu primeiro artigo quer foi sobre a observação de um pardal. Esse estudo é considerado o início de sua brilhante carreira científica. Piaget freqüentou a Universidade de Neuchâtel, onde estudou filosofia e biologia. Em 1918 com apenas 22 anos de idade recebeu seu doutorado em biologia. Após formar-se, Piaget foi para Zurich, onde trabalhou como psiquiatra e psicólogo experimental. Assim ele foi influenciado em seu trabalho adquirindo mais experiência. Ele passou a combinar a psicologia experimental – que é um estudo formal e sistemático – com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

Piaget foi convidado a trabalhar em 1919 na França, em um laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil. O ano de 1919 foi o marco em sua vida. Piaget iniciou seus estudos experimentais sobre a mente humana e começou a pesquisar também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Seu conhecimento de biologia levou-o a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.

Em 1921, Piaget voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos do Instituto J.J.Rousseau da Universidade de Genebra. Onde iniciou o maior trabalho de sua vida, ao observar crianças brincando e registrar as palavras, ações e processos de raciocínio delas.

Em 1923, Piaget casou-se com Valentine Châteanay com quem teve três filhos.

Em1940 tornou-se diretor do Laboratório de Psicologia Experimental dessa Universidade, e continuou também com editor dos “Arquivos de Psicologia. Foi também eleito presidente da Sociedade Suíça de Psicologia e co- diretor da Revista Suíça de Psicologia.. Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos, Piaget foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo. Escreveu mais de 100 livros e 600 artigos.. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jeanm-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra.

Desenvolveu suas teorias: Teoria Cognitiva, Sensório-motor, Pré-operacional, Operacional concreto e Operatório formal.

A contribuição da Teoria de Jean Piaget para Educação

Jean Piaget construiu uma Teoria Pedagógica fundada no estudo da evolução do pensamento até a adolescência, procurou entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Investigou o processo de construção do conhecimento.

A partir de todo este conhecimento, revolucionou a maneira de pensar com relação às crianças. Até então a teoria pedagógica tradicional afirmava que as crianças eram “caixas vazias” esperando que os adultos depositassem conhecimento. Com a Teoria de Jean Piaget as crianças passam a construir seu mundo de acordo com o que lhes é oferecido, criando e testando suas teorias.

Jean Piaget ofereceu uma teoria interacionista em contraposição à teoria comportamentalista que existia na época.

Com base na teoria de Piaget a educação deve oferecer à criança a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sempre respeitando sua maturação. Jean Piaget, dividiu o desenvolvimento da criança em etapas que devem ser respeitadas para um trabalho mais eficiente do ponto de vista pedagógico.

Nesta teoria o professor assume um papel de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais e faz a mediação da construção do conhecimento.

Jean Piaget

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com