TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA: CAMINHO PARA DESCOBERTA

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ NUCLEO DE MOCAJUBA

LICENCIATURA PLENA EM LÍNGUA PORTUGUESA

LOURIVALDO BARRADAS DA SILVA

“ LEITURA: CAMINHO PARA DESCOBERTA”

MOCAJUBA-PARÁ

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ NUCLEO DE MOCAJUBA

LICENCIATURA PLENA EM LÍNGUA PORTUGUESA

LOURIVALDO BARRADAS DA SILVA

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA

“LEITURA: CAMINHO PARA DESCOBERTA”

Relato de experiência apresentado ao curso de letras para a disciplina Estágio III Supervisionado, ministrada pela professora Mariza Andrade Guedes.

MOCAJUBA-PARÁ

2016

RESUMO

Em síntese, iremos mencionar a respeito da experiência vivenciada na escola pólo de Nova Aliança pelo professor e alunos do 5º ano do ensino fundamental relacionada à língua portuguesa no que desrespeito ao prazer da leitura dos educando, que apresentavam dificuldades e pouco interesse em ler no ano de 2014. O mesmo tem por objetivo mostrar as estratégias usadas pelo docente para motivá-los aos educando a sentirem prazer nas aulas de língua portuguesa e colocar  em pauta os pontos positivos e as negativas da intervenção pedagógica utilizada como suporte para o direcionamento da ação do professor em sala de aula,como mediador do professor de ensino e aprendizagem da língua portuguesa,dentro de suas limitações profissional e didáticas. E nunca deixando de considerar os conhecimentos e sabores dos educando para construir o aprendizado de um novo conhecimento, fazendo com que os discentes se sintam sujeito no processo de ensino e aprendizagens.

Palavras-chave: Experiência, Motivação, Leitura e Aprendizagem.

INTRODUÇÃO:

A prática de leitura realizada na escola anterior a experiência, não era diferente das que nos ensinaram, nos nossos tempos de discentes nas escolas públicas brasileiras. Essas práticas vêm se arrastando desde muito tempo atrás e não tem sido eficaz para desenvolver momentos de leituras prazerosas que deixe no estudante o desejo de voltar praticar novamente o ato de ler.

Hoje podemos observar que os estudantes das escolas públicas não sentem interesse e nem motivação para prática de leitura. Estudos sobre a relação entre adolescentes e leitura têm dados resultados sistematicamente situados  abaixo do projeto social de alfabetização; o fracasso da educação leitora da população, esta sendo considerado de tal magnitude que começa dar sinais de que: modelo educativo, que havia sido concebido para os setores minoritário da população, resulta inoperante ineficaz para enfrentar uma escola de massa; nesse sentido o professor deve criar suas estratégias para motivar os educando a prática de leitura literária .

Ao termino deles (os livros), ao invés do questionário ou da ficha anexada a obra, conversar. Deixar a leitura se motivo de reflexão conjunta. Levantar curiosidades, propagandear o livro, contar descobertas, falar das impressões, do ocorrido entre as palavras. (ANTONIO GIL NETO, 1992)

O Trabalho tem como prioridade mostrar como se deu o propósito inovador do professor em relação à leitura, levando em conta a criatividade dos educando,a faixa etária,o ambiente escolar e os benefícios que a implantação da nova metodologia trouxe para os educadores.

O CORREDOR DA ESCOLA

 O Corredor das escolas publica brasileiro é um lugar muito agitado que precisa ser pesquisado pelos educadores no sentido de coletar informações para se trabalhar em sala de aula, Porque no momento que os educadores estão sem aula usam da oralidade para se comunicar e nesse momento podemos observar que são praticados diversos gêneros textuais que faz parte da língua portuguesa. Esses gêneros devem ser trabalhados oportunizando os estudantes a se expressarem e construir o ensino e o aprendizado das demais. Mas nem sempre os educadores observam esse momento como troca de conhecimentos entre educando e educando e muito menos buscam levar esses conhecimentos para a sala de aula, por acharem que os discentes estão brincando por brincar, falando por falar e que nada pode ser considerado como fonte para ensino e aprendizagem dos educandos.

A escola pólo de Nova Aliança não e diferente das demais: As crianças carregam o professor sobre o conteúdo, convidam para visitá-los, falam da quadra da escola, do ônibus escolar etc. Ou seja, são inúmeros assuntos que podem ser trabalhados em sala de aula. O professor de língua portuguesa utilizando dos instrumentos observados pode usar da  criatividade para construir juntamente com os alunos aulas significativas que os demais sintam vontade de fazê-lo novamente.

A estratégia para os educando se motivarem a ler vem da observação feita ao entorno da escola.   Os educadores foram motivados a contar piadas, a contar historias, a narrar algumas lendas, recitar versos e a fazer declaração de poesia e poemas. Nesse momento observou-se o entusiasmo dos educadores em participar da aula como um dos agentes principal. A partir das atividades anteriores foi distribuído na sala de aula livros de literatura em minha casa e no dia seguinte trocasse com o colega. Essa experiência foi bem recebida pelos educadores. Em seguida surge a idéia de escolher entre os livros distribuídos cinco para ser feito leitura seria feita em outra sala para outros colegas da escola.

Depois criamos o circulo de leitura, onde o professor começava lendo um dos livros e depois os demais alunos davam continuidade. E no final do ano de 2014 foi feito na escola o que nos chamamos de “ler para a escola”, leitura feita para todos os colegas educadores, educandos, educadores e funcionários da escola. Em relação às atividades realizadas podemos observar que os educandos realizavam as tarefas com prazer sem preocupação com conteúdos escolar, a analise da mediação dos adultos em relação às crianças pequenas mostra que as operações que os pais e professores realizam no inicio do itinerário da aprendizagem não são substancialmente diferentes da mediação dos professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (35.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com